Nem todo mundo comemora o Dia das Bruxas no Brasil, mas essa não é a realidade dos animais do GramadoZoo, na Serra. É que os bichos participam de atividades de enriquecimento ambiental temáticas, como o caso da onça ali da foto se divertindo com uma abóbora decorada — um item indispensável no Halloween.
Leia mais
GramadoZoo comemora 11 anos com festa para a bicharada
Frio para todos: zoológico de Gramado redobra cuidados com os animais no inverno
Saiba mais sobre o novo integrante da Calçada da Fauna, em Gramado
Claro que os felinos não entendem a tradição, mas a ideia tem um propósito maior: segundo o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, o objetivo é manter o bem-estar animal:
— Quanto mais tempo eles ficam brincando com o enriquecimento, mais tranquilos ficam — explica.
A ação faz parte do programa de atividades ocupacionais e traz um diferencial muito apetitoso para os bichos: as abóboras distribuídas às onças e aos pumas são recheadas com iscas de peixe.
Passeio que conscientiza
Criado há dois anos para atender grupos de escolas de idiomas, o Zoo Noturno de Halloween agora promove uma imersão aberta ao público em geral. É na quinta-feira (31), a partir das 19h.
O passeio é guiado pela equipe técnica que transmite informações e curiosidades sobre as espécies. Stadler observa que o programa permite a observação dos animais de hábito noturno em seu período mais ativo:
— Com as informações que passamos, procuramos quebrar alguns mitos no zoo noturno, como o de que corujas trazem maus agouros. São crenças falsas que colocam em risco os animais. É uma injustiça com as espécies — diz.