Quem passa pelo Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, observa algumas marcas nas paredes externas do templo. São sinais de um trabalho em andamento há cerca de três meses para impermeabilizar a parte externa da estrutura.
Conforme o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, a administração do espaço religioso está contando com a ajuda de devotos para dar continuidade à reforma. Ele pretende concluir esse trabalho no mês de setembro. Depois, a ideia é pintar a parte externa do Santuário, trabalho que deverá ser finalizado até a romaria do ano que vem, em maio. Essa possibilidade, no entanto, vai depender do andamento dos trabalhos que estão ocorrendo agora.
— Estamos ainda na etapa de impermeabilização. Depois, teremos que trabalhar na manutenção da parte interna. Só depois é que vamos pensar na pintura — explica.
A impermeabilização é necessária em função do aparecimento de infiltrações na cobertura da igreja. Por isso, a obra se concentra principalmente na cúpula, mas também é feita em outras partes da estrutura.
— Temos muito o que corrigir. Não sabemos tudo o que será necessário, afinal, é um prédio de 46 metros. Temos que chegar na cúpula para vermos a dimensão do que devemos investir — comenta.
Somente para a etapa de impermeabilização, o custo foi calculado inicialmente em R$ 60 mil. A campanha de arrecadação junto aos devotos não chegou a esse valor, mas o trabalho continua, conforme Fronza. Para contribuir, é possível adquirir o Manual do Devoto na loja de Artigos Religiosos do Santuário ao valor de R$ 6. Também é possível fazer doações ao Santuário de Caravaggio pela internet, por meio do endereço http://caravaggio.org.br/doeparaosantuario/. Ou, ainda, na oferta durante as missas.