A família da pequena Maria Júlia Alcantar da Cruz, de 2 anos e 8 meses, conta com a solidariedade da comunidade para receber de doações de sangue e plaquetas. A menina, moradora de Caxias do Sul, foi diagnosticada, dia 18 de maio, com leucemia mieloide aguda, uma forma da doença que é rara em crianças.
Maju, como é carinhosamente chamada pela família, já precisou ficar hospitalizada diversas vezes para se tratar—em uma das vezes chegou a ficar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Mas, apesar de estar respondendo bem ao tratamento, a mãe, Cristina Dutra, explica que a quimioterapia costuma baixar a imunidade e a contagem de plaquetas no sangue da criança, o que faz com que a menina precise de transfusões quase diariamente.
Maju está internada no Hospital Geral (HG) e, recentemente, em função do tratamento, precisou ter o seu cabelo raspado. Para surpreender a pequena, os pais fizeram o mesmo e emocionaram Maju:
— Queríamos que ela nos visse carequinha também, mais como uma forma de ela ver que estamos com ela em qualquer situação. Então raspamos o cabelo e, assim que ela acordou da sedação, nos viu e ficou feliz — conta Cristina, emocionada.
As doações de sangue devem ser realizadas no Hemocentro de Caxias do Sul (Rua Ernesto Alves, 2.260) e para que sejam direcionadas à Maria Julia, basta comunicar o nome da menina. Além disso, a família abriu uma conta para receber doações para ajudar no custeio das despesas de transporte e alimentação (Caixa Econômica Federal / Agência: 1589 / Operação: 013/conta poupança / Conta: 00080697-6).