Pensar nas dificuldades de locomoção que as pessoas com deficiência encaram diariamente nas ruas e espaços públicos da cidade é uma dos motes da 1ª Semana da Acessibilidade e Inclusão de Canela. O evento, uma promoção da prefeitura em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência (ACPDF), será aberto nesta quarta-feira (21) e a programação segue até dia 28.
A idealizadora da semana, a professora Marina Susin Siota, afirma que a ideia é debater o tema, mostrando que o assunto vai além de pensar na evolução da legislação, já que as ideias passam pelo preconceito e pela falta de cuidado com o outro. A programação, segundo ela, é diversificada para promover a qualificação dos profissionais que atuam na área e também para informar as pessoas para que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida de quem sofre com alguma deficiência.
Ela ressalta que Semana da Acessibilidade e Inclusão é um convite para que as pessoas pratiquem a empatia. O evento tem como público-alvo os gestores e profissionais das áreas da saúde, da educação, do lazer e das engenharias.
— É um evento para tocar e sensibilizar as pessoas, para que, juntos, possamos transformar o evento numa herança para a cidade, num palco de grandes transformações. A intenção não é cobrar algo das pessoas, das empresas ou do setor público, e sim influenciá-las para que façam isso de maneira natural — explica Marina.
A programação e a cobertura Semana da Acessibilidade e Inclusão de Canela estão em um evento criado no Facebook: https://is.gd/semanadaacessibilidade.
Leia também
Proprietários recorrem de decisão judicial que permitiu fechamento de bancas em Caxias
Construção de escola no Campos da Serra, em Caxias, tem duas propostas classificadas em licitação
"Eram extremamente violentos", diz delegado sobre suspeitos de assaltos mortos em confronto em Caxias