Um paredão de oito metros de altura com risco de queda de pedras sobre a calçada na Avenida São Leopoldo, em Caxias, vai receber um muro de contenção. A obra será realizada por proprietários de dois terrenos e pela prefeitura de Caxias do Sul. A encosta fica próximo do cruzamento da São Leopoldo com a Rua Sarmento Leite.
De acordo com o secretário de Obras, Leandro Pavan, o assunto é alvo de ação do Ministério Público (MP) há alguns anos justamente pelo risco de pedras atingirem os pedestres que circulam pelo ponto. A obra a ser realizada pela prefeitura não será imediata, segundo o secretário, porque ainda precisa ser licitada, embora o projeto já esteja pronto. Em uma das áreas privadas na extremidade do paredão, porém, a construção da contenção já está em andamento.
Enquanto não se viabiliza a obra nos demais pontos da encosta, placas avisam para o risco de desmoronamento. Além disso, desde a semana passada, uma espécie de corredor foi criado que os pedestres circulem mais afastados das pedras.
— A recomendação do MP é que pelo menos se demarque a área para avisar do risco — explica Pavan.
Apesar disso, o secretário afirma que a obra não chega a ser considerada emergencial porque não há risco de deslizamento de todo o material.
O valor orçado para a construção da contenção não foi divulgado.