Uma moradora de São Francisco de Paula foi a segunda vítima de morte por Gripe A neste ano na Serra Gaúcha. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, que atualizou nesta quarta-feira (10) o balanço de casos confirmados neste ano no Rio Grande do Sul, a mulher de 50 anos tinha asma e não havia se vacinado.
Segundo a secretaria, os sintomas começaram em 30 de maio e ela foi internada no dia seguinte. A mulher passou a receber o medicamento Tamiflu a partir de 2 de junho e morreu em 8 de junho. O exame laboratorial comprovou que ela foi infectada com o vírus H1N1.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde de São Francisco de Paula, a vítima poderia ter se vacinado em um posto de saúde pública por ter doença crônica. A mulher recebia oxigênio em casa, no bairro Britadeira. Ela foi internada no Hospital da PUC em Porto Alegre.
Esse é o segundo caso de morte por Gripe A na Serra neste ano. O outro foi de um artista circense de 62 anos que passava pela cidade de Pinhal da Serra e precisou ser internado em Vacaria, onde morreu. Teste laboratorial atestou que ele teve Gripe A causada por um vírus não subtipado.
O balanço da Secretaria da Saúde contém os dados atualizados até 6 de julho. A Serra Gaúcha teve, neste ano, 14 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave provocados pelo vírus da gripe. Além dos casos de Pinhal da Serra e São Francisco de Paula, em que as vítimas morreram, foram confirmados dois casos em Caxias do Sul, um em Carlos Barbosa, quatro em Bento Gonçalves, três em São Marcos, um em Nova Araçá e um em Veranópolis.
Ao todo, foram 15 mortes neste ano por gripe no Rio Grande do Sul, sendo 10 casos de Gripe A pelo vírus H1N1, três casos de Gripe A pelo vírus H3N2, um caso de Gripe A com vírus não subtipado e um caso de Gripe B. Até o momento, 2019 teve 118 casos graves causados pelo vírus da gripe confirmados.
O número no Estado é menor em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, já haviam sido registrados 312 casos graves causados por gripe e 46 mortes.