Moradores da Zona Sul de Caxias do Sul protestam na manhã desta quinta-feira (13) contra a possibilidade de fechamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Esplanada para reforma. Eles fazem uma manifestação pacífica, com cartazes, e sem bloqueio do trânsito.
Conforme a presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Monte Carmelo, Samanta do Nascimento, a comunidade foi informada há cerca de dois meses sobre a melhoria no prédio. Porém, ainda não há informações se a prefeitura deve transferir o serviço para outro imóvel no mesmo bairro, como é o desejo dos moradores.
— Temos medo de ter que ir para a UPA Zona Norte buscar atendimento. A gente sabe da superlotação de lá. E também temos muitos idosos e desempregados, que às vezes não têm nem passagem para o deslocamento. Queremos que eles (prefeitura) nos apresentem um projeto e que seja locado um prédio no bairro — diz.
A manifestação iniciou-se por volta das 5h e deve seguir até as 8h.
Contraponto
Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que há projeto para reforma de unidades básicas de saúde (UBSs). No entanto, a pasta não confirma se o postinho da Zona Sul está incluído nas melhorias. Confira o comunicado na íntegra.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que tem, sim, projeto para reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). No entanto, o cronograma de trabalho está sendo elaborado pela equipe da pasta, conjuntamente com os demais órgãos da administração municipal envolvidos. O grupo ainda está estudando quais unidades passarão por intervenções, de que forma, quando será possível iniciar os trabalhos e o tempo necessário para conclusão dos mesmos.
Assim que o planejamento estiver concluído, a população será informada e orientada. Independentemente das reformas, a SMS garante a manutenção do atendimento aos usuários nos serviços da rede municipal de saúde.