Depois de alguns dias de sol e poucas nuvens, o panorama muda totalmente para o final de semana em todo o Rio Grande do Sul. A chuva deve ganhar força em todas as regiões. E com isso, teremos dois dias de muito instabilidade e temperaturas um pouco mais elevadas em relação aos dias anteriores.
No sábado, uma nova frente fria se forma. O novo sistema aumenta as instabilidades e favorece as pancadas de chuva. Na Serra e na região Metropolitana, os ventos úmidos que sopram do mar aumentam o risco para precipitação ao longo do dia. Já no litoral norte, pode chover a qualquer momento. Nas outras áreas do Rio Grande do Sul o tempo fica firme e as temperaturas sobem com relação aos dias anteriores, justamente por causa dos ventos que mudam de direção e passam a soprar de norte com a formação da nova frente fria.
Em Caxias do Sul, os termômetros também marcarão marcas maiores do que os dias anteriores. A mínima nas primeiras horas do dia será de 12°C. Com o passar da tarde, a máxima deve chegar aos 22°C.
Já no domingo, a frente fria avança para o restante do RS. A partir disso, se projeta chuva para maior parte do Estado. As pancadas podem ser fortes, com trovoadas e rajadas de vento de intensidade moderada. Apenas no extremo norte gaúcho o tempo segue firme por influência de uma massa de ar seco, que garante predomínio de céu claro. As temperaturas seguem em elevação em todo o estado.
Na Serra, a chuva chega a qualquer momento. A mínima será de 15°C e a máxima não deve passar dos 24°C.