Enquanto o governo do Estado enfrenta enorme dificuldade para fazer pavimentações de estradas ou até mesmo tapa-buracos, Caxias do Sul vive uma situação inversa quando se trata de investimentos viários.
Contratada pela prefeitura para executar obras ou manutenções de vias municipais, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) mantém a usina a pleno e produz em média 3,2 toneladas por mês. A quantidade é suficiente para dar andamento a dois serviços no interior do município (um terceiro, na área urbana, foi entregue recentemente), além de suprir moderadamente a demanda de remendos nas vias da cidade.
Outra diferença é que o município tem recursos para aplicar em asfaltamento, mas é responsável por uma área significativamente menor se comparada à malha viária do Estado. Em um cenário oposto, o governo gaúcho é afetado pela grave crise financeira e não consegue comprar o matéria-prima para dar andamento a obras de pavimentação, recapeamento e reparos em dezenas de estradas que cortam o Estado.
— É planejamento. Temos um consumo médio mensal de uso e, a partir daí, se faz licitações para atender — refere o diretor de Operações da Codeca, Aulo Juarez Vaccari.
Uma das diferenças em relação ao Estado é que a Codeca licita diretamente os componentes. Já o governo estadual faz isso por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) que, apesar de ser responsável pela malha rodoviária estadual, não tem autonomia e depende de liberação de recursos da Secretaria da Fazenda.
No âmbito municipal, os atuais contratos da Codeca — o asfaltamento da Estrada Municipal Arziro Galafassi (Estrada dos Romeiros), a pavimentação de um trecho da Estrada Municipal João Edgar Jung, no distrito de Santa Lúcia do Piaí, e os remendos nas ruas — são com a prefeitura de Caxias, por meio de dispensa de licitação, mas nada impede que a companhia participe de processos e preste serviços para outros municípios e até para a iniciativa privada, como já ocorreu.
Além das duas pavimentações em andamento, em 24 de abril, a companhia finalizou e entregou o chamado trevo da Codeca, liberando o fluxo de veículos no local. A intervenção de engenharia, que é, na verdade, uma rótula, é a mais complexa realizada pela companhia que comemora zero acidentes no período.
Já o maior empreendimento realizado no momento pela companhia é o alargamento e pavimentação de um trecho de 10,1 quilômetros da Estrada Municipal João Edgar Jung, que liga a sede do distrito de Santa Lúcia do Piaí até a ponte sobre o Rio Piaí, na localidade de Sertoria Baixa, no distrito vizinho de Vila Cristina. Uma outra empresa está responsável pelo trecho seguinte, em Vila Cristina, de cerca de cinco quilômetros até a localidade de Sebastopol e uma terceira empreiteira fará uma nova ponte.
Segundo o subprefeito dos dois distritos, Francispaulo Jacob Pezzi, a ligação asfáltica é importante para melhorar as condições de escoamento da produção de hortifrutigranjeiros na região:
— Toda a terça e quinta-feira, cerca de 300 caminhões passam por ali em direção à Ceasa em Porto Alegre. É importantíssimo (o asfaltamento).
Empresa assumiu a pavimentação da Estrada dos Romeiros
Outra obra vai beneficiar milhares de pessoas. É a pavimentação da Estrada dos Romeiros, que, anualmente, é utilizada pelos fiéis de Nossa Senhora do Caravaggio para chegar ao Santuário, em Farroupilha. O trabalho no local começou em maio do ano passado e a expectativa era conseguir entregar o trecho asfaltado, a ciclovia e a calçada até a procissão deste ano, em 26 de maio. Porém, em função do alargamento das pistas, que juntas passaram de seis metros para 12 metros, 35 dos 96 postes da rede elétrica existentes ao longo do trajeto acabaram ficando no meio do trajeto. A retirada e reinstalação das estruturas já começou e faz parte de um contrato com empresa licitada pelo município no valor de R$ 4,7 milhões que inclui o mesmo serviço na estrada de Santa Lúcia do Piaí e outros deste tipo que forem necessários no interior. A previsão é de que, na Estrada dos Romeiros, metade seja realocada até o final da primeira quinzena deste mês. O restante será reinstalado até a conclusão da obra, em agosto.
— Não vai estar pronto o asfalto, mas, certamente, estará bem melhor do que a antiga estrada — pondera Vaccari.
No caso da RSC-453, a Codeca contratou uma empresa de Vacaria, via licitação, que fará remoção das estruturas na entrada do bairro Santa Fé. Para isso, o contrato com município teve aditivo de prazo de 60 dias.
Na área urbana, a Codeca faz obra de rebaixamento no entroncamento da Rua Treze de Maio com a Bento Gonçalves. A intervenção dará mais segurança ao local. Além disso, há ordens de serviço para 45 pontos críticos que terão obras na cidade, correções no asfalto e em canteiros.
Confira obras
Rótula da Codeca
:: O quê: drenagem, terraplenagem, construção de uma rótula e pistas de acesso ao bairro Santa Fé, em uma extensão de 650 metros na RSC-453, sinalização do trecho e jardinagem nos canteiros.
:: Início: 19 de abril de 2018.
:: Entrega: 24 de abril de 2019 (esse contrato terá aditivo de 60 dias, para serviço de outra empresa, de Vacaria, licitada pela Codeca, que fará remoção de postes da rede elétrica na entrada do bairro Santa Fé).
:: Valor: R$ 3.321.576, 09 (de empréstimo com a Caixa Econômica Federal).
Estrada Municipal Arziro Galafassi (estrada dos Romeiros)
:: O quê: limpeza, alargamento (de seis metros para 12 metros), terraplenagem, base e pavimentação de um trecho de 3,8 quilômetros de estrada de chão do entroncamento com a RSC-453, no acesso ao Distrito Industrial, até o limite com Farroupilha.
:: Início: 25 de maio de 2018.
:: Entrega: 25 de agosto de 2019.
:: Valor: R$ 6.811.507,25 (de empréstimo da Corporação Andina de Fomento).
Estrada Municipal João Edgar Jung
:: O quê: limpeza, alargamento, terraplenagem, base e pavimentação de um trecho de 10,1 quilômetros de estrada de chão da sede de Santa Lúcia do Piaí até a ponte sobre o Rio Piaí, no distrito de Vila Cristina.
:: Início: 4 de junho de 2018.
:: Entrega: 4 de abril de 2020.
:: Valor: R$ 17.155.848,06 (de empréstimo da Corporação Andina de Fomento)
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