A partir desta segunda-feira, a Assembleia Legislativa passa a contar com uma mobilização de deputados para discutir a conclusão da BR-285, em São José dos Ausentes. A Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra foi lançada no São Júlio de Castilhos.
O grupo foi proposto e será presidido pelo deputado Carlos Búrigo (MDB), que já foi prefeito de São José dos Ausentes. Além da conclusão da BR-285, a frente também vai debater formas de viabilizar a pavimentação da RS-020, entre Cambará do Sul e Ausentes. O trecho é conhecido como Rota Caminhos da Neve e é fundamental para desenvolver o turismo da região. Outra demanda a ser tratada é a pavimentação de acessos dos municípios de André da Rocha, Pinhal da Serra e Monte Alegre dos Campos.
A frente parlamentar no Estado se soma a outras duas criadas no fim de abril no Congresso Nacional para debater a conclusão da BR-285 e da BR-470, entre André da Rocha e Lagoa Vermelha. Os grupos, formados por deputados e senadores, receberam cerca de 200 assinaturas cada um.
A BR-285 começa na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e termina na BR-101 em Araranguá (SC). O último trecho inconcluso no lado catarinense, na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, está em obras. Os oito quilômetros pendentes no lado gaúcho, porém, estão paralisados e dependem do lançamento da licitação por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) para serem retomados. A obra já tem R$ 80 milhões reservados no orçamento da União para este ano. Após a conclusão, ela permitirá a ligação asfaltada entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Chile. Além disso, poderá servir de alternativa à Rota do Sol para motoristas que se deslocam ao Litoral catarinense.