Na próxima sexta-feira (12), termina o prazo previsto em lei federal para que municípios com mais de 20 mil habitantes apresentem o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Na Serra, entre os municípios mais populosos, Farroupilha, Vacaria e Gramado não apenas possuem o plano em vigor, como já começaram a implantar parte das ações previstas no documento. Gramado também já apresentou o plano, mas o projeto de lei que oficializa o documento ainda não foi encaminhado para a Câmara de Vereadores.
O plano de mobilidade contém diretrizes e obras que precisam ser implementadas no sistema viário no curto, médio e longo prazo. O município que não entregar o documento até sexta-feira ficará impedido que captar recursos federais para obras de mobilidade até que a situação seja regularizada.
Conforme o secretário de Planejamento de Farroupilha, Deivid Argenta, o plano no município entrou em vigor em 2015. Desde então, já foram realizadas intervenções em cerca de 50 pontos, como inversão de sentido em ruas, colocação de sinaleiras e reformulação de entroncamentos, como os chamados trevos da Tramontina e do Santa Rita, na RS-122. Ao longo de 15 anos, o estudo também prevê a implantação de uma rede cicloviária, já implantada em parte na Rodovia dos Romeiros e na Rua Armando Antonelo, e de uma perimetral. A via rápida ligaria a RS-453, na saída para Bento Gonçalves, à RS-122, na saída para Porto Alegre.
Já em Bento Gonçalves as ações de curto prazo, a serem implantadas em até quatro anos, preveem melhorias em sinalização, melhorias de vias nos sentidos norte-sul e leste-oeste, além de inversões de fluxo e implantação de semáforos. O plano está em vigor desde 2015. Segundo o secretário de Gestão Integrada e mobilidade Urbana, Gilberto da Rosa, também estão previstas mais ciclovias e melhorias no estacionamento rotativo. No longo prazo, a intenção do município é descentralizar a cidade para evitar que todos precisem se deslocar ao centro. Já a longo prazo um dos principais projetos é a construção de um túnel no bairro São João, passando por baixo da BR-470.
Das maiores cidades da Serra, Vacaria foi a primeira a ter um plano. Desde 2012, o município tem as diretrizes definidas para investimentos na área. Do total previsto, já foram realizadas reformulações em entroncamentos e inversões de sentido em ruas. O município tenta agora viabilizar a construção de um viaduto sobre a linha férrea na Rua Júlio de Castilhos, ligando os bairros Kennedy e Jardim América. Para o futuro, no entanto, o principal projeto é a construção de um anel viário, desviando o trânsito da BR-285 do centro da cidade. Em Gramado, a principal recomendações do documento que ainda será votado pelos vereadores é a descentralização de serviços, inclusive com a construção de um novo terminal rodoviários fora do eixo central.
Caxias não cumprirá prazo
Embora a maior parte dos principais municípios da Serra estejam em dia com os prazos do governo federal, a maior cidade não vai conseguir entregar o plano de mobilidade a tempo. Os estudo em Caxias do Sul estão previstos para começar somente no segundo semestre, já que a empresa responsável ainda não foi licitada.
Conforme o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori, um dos motivos para o não cumprimento são as discussões em torno do Plano Diretor, que se arrastam desde 2017. Como um documento depende do outro, não foi possível viabilizar os estudos de mobilidade antes.
Para o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, porém, a impossibilidade de captar recursos federais não deve prejudicar a cidade porque os principais projetos previstos para o futuro já têm recursos garantidos.