As obras de reformulação do trevo de acesso ao bairro Santa Fé, em Caxias do Sul, entram, nesta quinta-feira (4) na última etapa, com a construção do canteiro central. Por causa disso, o trânsito do trecho urbano da Rota do Sol já está liberado nas novas pistas que irão compor o leito da rodovia. Os motoristas devem ter atenção redobrada no trecho, já que a pista principal antiga será bloqueada.
O trecho sofreu alargamento e passa a ter duas pistas em cada sentido. Junto ao canteiro central será criada uma faixa exclusiva para acesso aos dois retornos, que também serão construídos nesta fase. Enquanto isso, os motoristas devem seguir retornando em pontos mais distantes do trecho em obras. Com a nova configuração, também foi criada uma divisória entre a via de entrada do Santa Fé e a pista para quem segue reto pela Rota do Sol no sentido Litoral-Farroupilha. No sentido contrário, outra divisória separa a rodovia do acesso à Rua João Gregório Paniz, onde fica a UPA Zona Norte.
Conforme Aulo Vaccari, diretor de operações da Codeca, que realiza as obras, a última etapa é mais fácil do projeto porque não demanda uma preparação do subsolo, já que consiste apenas na construção do canteiro. Estão previstas, no entanto, a construção de duas alças de retorno, uma para cada sentido, que possuem uma complexidade maior.
— Essas alças deixamos para o final porque são difíceis — afirma.
Após a conclusão da divisória central, as equipes irão instalar as placas de sinalização. A pista no sentido Caxias-Litoral já recebeu a sinalização horizontal. Já no sentido contrário a pintura deve ser aplicada nos próximos dias. A expectativa é de que o entroncamento seja entregue até o fim do mês.