A Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) enviaram ofício ao prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, nesta quinta-feira (18) para manifestar a "preocupação" das entidades "com a anunciada decisão da prefeitura de Caxias do Sul de fechar bancas de jornais e revistas da cidade."
Leia mais
Liminar suspende retirada de bancas na Praça Dante Alighieri, em Caxias
Faz sentido retirar as bancas da Praça Dante Alighieri, em Caxias?
Para as duas entidades, esses pontos de venda são importantes como "locais de difusão de informação e de cultura na comunidade".
"Entendemos que projetos de revitalização de áreas públicas, como os da Praça Dante Alighieri, devem levar em conta o papel dessas bancas para a população da cidade, buscando preservá-las em benefício de todos. Entendemos também que eventuais débitos das bancas com a Prefeitura precisam ser devidamente honrados, mas dentro da preocupação maior de permitir a continuidade dos serviços prestados", prossegue o ofício.
O texto faz referência à realização de audiência de conciliação para os próximos dias (dia 24) e afirma contar "com a compreensão das autoridades para a relevância desses pontos de venda na vida da comunidade". "Informação, conhecimento e cultura são bens maiores, essenciais para o entendimento que os cidadãos devem ter a respeito da realidade que os cerca", encerra o ofício.
O ofício da ANER e da ANJ na íntegra:
"Brasília, 18 de abril de 2019.
A Sua Excelência o Senhor
Daniel Antonio Guerra
Prefeito
Prefeitura de Caxias do Sul
Caxias do Sul — RS
Excelentíssimo Senhor Prefeito,
A Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) vêm, respeitosamente, manifestar sua preocupação com a anunciada decisão da Prefeitura de Caxias de Sul de fechar bancas de jornais e revistas na cidade.
A ANER e a ANJ destacam a importância desses pontos de venda como locais de difusão de informação e de cultura na comunidade, alguns deles com dezenas de anos de tradição. Entendemos que projetos de revitalização de áreas públicas, como os da Praça Dante Alighieri, devem levar em conta o papel dessas bancas para a população da cidade, buscando preservá-las em benefício de todos. Entendemos também que eventuais débitos das bancas com a Prefeitura precisam ser devidamente honrados, mas dentro da preocupação maior de permitir a continuidade dos serviços prestados.
Cientes de que haverá nos próximos dias audiência de conciliação da Prefeitura com os concessionários das bancas de jornais e revistas de Caxias do Sul, contamos com a compreensão das autoridades para a relevância desses pontos de venda na vida da comunidade. Informação, conhecimento e cultura são bens maiores, essenciais para o entendimento que os cidadãos devem ter a respeito da realidade que os cerca.
Atenciosamente,
Fábio Petrossi Gallo (presidente ANER) e Marcelo Rech (presidente ANJ)"