Agentes da Fiscalização de Transportes, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade realizaram uma vistoria em elevadores de embarque e desembarque de 16 ônibus do transporte coletivo de Caxias do Sul na última terça-feira. Na fiscalização, foi encontrada uma plataforma que apresentou problemas no funcionamento. Com isso, a Visate foi autuada.
De acordo com a SMTTM, a multa imposta para a empresa é de R$ 111,15, devido à má condição de conservação. Além disso, os agentes determinaram que o veículo fosse substituído por outro com a plataforma operando regularmente. Essa foi a primeira autuação do tipo realizada neste ano. No ano passado, a pasta determinou à empresa que só podem circular ônibus que estejam com os elevadores em perfeita operação.
A ação foi realizada entre 13h30min e 14h40min na Estação Principal de Integração (EPI) Imigrante.
A Visate, por meio da sua assessoria de imprensa, afirmou que a garantia da acessibilidade é compromisso da empresa: dos 320 ônibus da frota, 269 são equipados com elevador, 13 com rampa de acesso e 100% da frota está de acordo com as leis de acessibilidade vigentes. Um dos fatores que pode resultar em problemas operacionais dos veículos é o aumento da idade média da frota, que é determinado pelo contrato e licitação vigentes. Por isso, a fiscalização é tão importante e fundamental para a garantia do melhor serviço ao usuário do transporte público em Caxias do Sul.