O fechamento das 47 unidades básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul em decorrência do feriado de Carnaval causou a lotação contínua da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte nesta segunda-feira (4). No início da tarde, mais de 100 pessoas aguardavam atendimento ocupando todo o interior da instituição e se distribuíam pelo pátio do local.
Por volta das 14h, pacientes informavam que a espera já durava mais de cinco horas.
— É um descaso. Acabei passando mal e saindo do trabalho para vir aqui (na UPA). Acabei perdendo o dia inteiro. Teria sido melhor ter continuado a trabalhar doente que pelo menos eu não perderia dinheiro — protestou o pintor Wagner Gonçalves, 42 anos.
O morador de Forqueta José Gomes das Silva, 49 anos, também deixou o trabalho para receber atendimento na unidade após sofrer ferimento no ombro. Ele relatou ao Pioneiro que além da longa espera, o fechamento das UBSs geraram um gasto alto com deslocamento.
— Não estou aguentando de dor, está muito demorado. Cheguei era umas 10h. Além disso, precisei pegar três ônibus para vir e mais três quando voltar — comentou.
Os relatos de quadros de mal-estar eram predominantes no local. A maioria dos que aguardavam há horas estavam classificados com a pulseira azul, indicada para casos de menor risco. Ao todo, há cinco classificações diferentes, sendo a azul a para pacientes com menor urgência. Ainda assim, muitas pessoas reclamavam do próprio processo de triagem.
— Como vamos saber se essas pessoas que estão na triagem tem mesmo qualificação para isso. Tem casos de todo o tipo e eles simplesmente dão a pulseira azul como se isso justificasse a espera — comentou a auxiliar de nutrição Sílvia Letícia Brando, 36 anos.
E complementou:
— Moro no Pio X. Poderia muito bem ter ido, no Postão ou em UBSs, mas estão fechados. No Pompéia, também me mandaram vir para cá.
Ao Pioneiro, a assessoria de comunicação da UPA Zona Norte informou que, de fato, o fechamento das UBSs gerou o aumento da demanda. No entanto, a instituição garante que os casos mais prioritários estão recebendo atendimento mais agilizado e que o quadro de funcionários está completo.
Hospital Geral triplica atendimentos
O Hospital Geral registrou um atendimento três vezes maior até o final da manhã desta segunda-feira. Conforme o HG, a prioridade foi atender os casos de urgência e emergência. Os demais pacientes, que normalmente iriam às UBSs, receberam atendimento depois.
No Hospital Pompéia, o fechamento das UBSs no feriado não representou um aumento significativo nos atendimentos. No pronto-socorro do Pompéia, as demandas encaminhadas ao setor foram de ferimentos causados por agressões e brigas. Alguns pacientes que procuraram o hospital foram encaminhados para a UPA Zona Norte.
Nesta terça-feira (5), as unidades básicas de saúde (UBSs), o Centro Especializado de Saúde (CES) e as farmácias municipais também estarão fechados em razão do Carnaval.
O expediente será normal apenas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Central de Exames (plantão para urgências e emergências), Central de Regulação de Leitos, Serviço Residencial Terapêutico, Unidade de Acolhimento Adulto e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Reviver.