As filas que se formam todas as manhãs na frente das unidades básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul só devem amenizar a partir do primeiro semestre de 2020. Pelo menos esse é o prazo sinalizado pela prefeitura para implantar o agendamento via telefone de consultas eletivas, item previsto no termo de ajustamento de conduta que permitiu o fechamento do antigo Postão para reformas. A informação foi repassada pelo secretário municipal da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, em reunião com o Ministério Público (MP).
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A Secretaria da Saúde apresentou como proposta a criação de uma central telefônica que funcionaria pelo sistema VoIP (que permite fazer e receber ligações usando conexão de internet). O sistema, mais econômico, seria implementado em todos os setores da prefeitura no primeiro semestre de 2020. Na prática, a secretaria não precisará colocar um funcionário em cada UBSs para fazer os agendamentos.
A central terá acesso à agenda de todas os postos de saúde, mas a marcação de consultas presencial será mantida. O secretário Freitas afirmou ainda que o atendimento seria via 0800 e o paciente só precisará se identificar e informar o seu bairro. O contato será por meio de inteligência artificial, mas haverá um atendente na retaguarda.
O titular da pasta relatou à promotora de Justiça Adriana Chesani que a implantação do sistema enfrenta barreiras porque cada comunidade tem características próprias. Segundo Freitas, o Ministério da Saúde também exige que 40% dos atendimentos em UBSs devem ser realizados por demanda espontânea, ou seja, sem a obrigação de agendamento de consulta. Em relação aos outros 60% dos atendimentos que poderiam ser reservados via telefone, 20% já são agendados atualmente para o público prioritário.
Diante das informações, o MP prorrogou por mais três meses o prazo para que odo município informe o andamento da implantação da central telefônica.