O motorista que trafega pela primeira vez em parte das estradas estaduais da Serra pode não perceber um dos acessos ao município de Bento Gonçalves. Também encontrará dificuldades em saber qual é a velocidade máxima da rodovia RSC-453, no trecho que liga Bento Gonçalves a Caxias do Sul. Isto porque as placas que deveriam sinalizar a rodovia estão em péssimas condições. Entre o shopping MartCenter, em Caxias, até o Farina Park Hotel, na divisa de Farroupilha com Bento Gonçalves, são pouco menos de 30 quilômetros - só nessa extensão, o Pioneiro contabilizou 110 placas em que a visibilidade está bastante prejudicada. Muitas estão encobertas pelo matagal, outras estão caídas no chão, diversas estão quebradas.
No antigo posto de pedágio entre Farroupilha e Caxias, onde hoje fica o Grupo Rodoviário de Farroupilha (GRv), há placas completamente cobertas pela vegetação. Plantas trepadeiras encobrem completamente a sinalização deste ponto - em uma das placas, sequer é possível saber qual a informação que ela carrega.
— Já faz umas três ou quatro semanas que solicitamos ao Daer melhorias e providências quanto à roçada — lembra o comandante do GRv de Farroupilha, Marcelo Stassak.
Além do antigo posto de pedágio ser um dos pontos mais críticos quanto às condições das placas, há outros trechos em que chama a atenção a falta de poda. Um deles é próximo ao Posto Cavalleri, no km 8 da RSC-453. Na curva sinuosa em que há dois pardais instalados, a vegetação encobre a sinalização que indica o perigo do trajeto e é preciso certo esforço para verificar que a velocidade máxima permitida ali é de 50 km/h. Stassak lembra que a situação não é exclusividade da RSC-453:
— Na ERS-122, também, é preciso de roçada urgente. Toda a extensão que nós atuamos, na verdade, precisa de mais atenção. Quando se fala em trânsito, as placas são fundamentais porque regulam o que vai acontecer. É quando indicamos para que se respeite a velocidade, se aguarde no acostamento, são as providências que os condutores precisam tomar.
O mato também é protagonista de cenários importantes, como em canteiros como acesso ao Campus 8, em Caxias, ou nas redondezas da rotatória ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.
O Pioneiro encaminhou pedido de resposta ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), e aguarda retorno ao longo desta segunda-feira.
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