Morreu em Caxias do Sul na noite da quarta-feira, aos 73 anos, Ambrósio Luiz Bonalume, presidente do conselho diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), instituição mantenedora da UCS. Ele foi vereador titular na Câmara Municipal de Caxias do Sul pelo antigo PDS entre 1983-1988. Também exerceu a função parlamentar como suplente pela Arena no mandato anterior, entre 1977 e 1982, e no mandato posterior entre 1993-1996, pelo PFL.
Bonalume morreu às 23h15min da quarta-feira, e o velório ocorre nesta quinta a partir das 9h na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Às 21h30min desta quinta, o corpo segue para ser velado na capela de Santa Lúcia do Piaí. Lá, ocorrerá o enterro na sexta-feira, às 9h.
Ele estava internado no Hospital Virvi Ramos há cerca de dois meses, ao tentar se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC). Bonalume era advogado e professor de direito da UCS. Ele estava à frente da Fucs desde 2014, representando a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos.
— Em todos os cargos que ocupou, o professor Bonalume sempre foi um grande defensor – um verdadeiro guardião – dos interesses da Instituição, zelando sempre pelos princípios éticos que marcam a Fundação Universidade de Caxias do Sul — ressaltou o reitor da UCS, Evaldo Kuiava.
Além de ser referencial em disciplinas que abordavam o direito civil, a comunidade acadêmica considera Bonalume um dos ícones na acolhida de novos alunos do curso. Isto porque ele lecionava disciplinas iniciais, e era responsável em despertar nos alunos a vocação da carreira de advogado, conforme lembra o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas da UCS e ex-aluno de Bonalume, Edson Dinon Marques.
— Era uma figura muito querida e emblemática, com jeito bastante acolhedor. Ele era o primeiro contato com o aluno que chegava do direito. Bonalume era um sujeito muito culto, falava latim, era inquieto, e podemos descrevê-lo como um gênio jurídico — lembra o diretor.
Bonalume atuou em sala de aula por mais de 35 anos, conforme o diretor, e manteve escritório de advocacia por quase quatro décadas. Em sua carreira, também atuou como juiz de direito, cargo que ocupou por 18 anos, como descreve o amigo:
— E ele quis sair da magistratura para voltar a advogar. Quando eu questionei o porquê, ele me respondeu: pela empolgação de ser advogado. Ele não gostava de rotina, de processos repetitivos. Era um homem ligado à criação e inovação também. Bonalume era amigo próximo do ministro Luiz Fachin, do STF, que costumava vir a Caxias visitá-lo.
Bonalume deixa dois filhos, Angelo e Gustavo.
Vida acadêmica
Graduado em Direito pela UCS em 1973, com Especialização em Ensino e Pesquisa em Direito Privado e Relações Sociais (UCS, 1998) e Mestrado em Direito e Relações Sociais (UFPR, 2001), Ambrósio Luiz Bonalume foi docente do curso de Direito da UCS entre 1976 e 2018.
Na gestão acadêmica e administrativa, o professor Bonalume foi chefe do Departamento de Ciências Jurídicas (2001 e 2003), diretor do Centro de Ciências Jurídicas (de 2002 a 2005), assessor jurídico da Coordenação de Assistência Social (2007), e procurador-geral da UCS (de 2012 a 2014).
A Fucs é mantenedora da UCS, que tem 51 anos e já formou mais de 100 mil profissionais, do Hospital Geral, do Centro de Teledifusão (Cetel), e do Cetec – escola de ensino médio e técnico.