Reivindicar uma solução para a Rua Travessão Solferino, no bairro Cruzeiro, em Caxias, é praticamente um ritual para o mecânico Sílvio Pacheco, 51 anos. A cada três anos, ele gera um protocolo junto ao Alô Caxias para solicitar reparo no trecho entre as ruas Luiz Michielon e Sagitarius. Ali, um problema de canalização causa prejuízos em toda a via. Nos últimos meses, a situação teria piorado.
Desde agosto do ano passado, um buraco em um dos pontos da rua desnivela o solo, danifica veículos e dá indicativo de que, em algum momento, a via pode ceder completamente.
Sílvio Pacheco mora há pelo menos 30 no Travessão Solferino. Ele afirma que frequentemente solicita o conserto, porém, apenas os buracos são reparados. As medidas seriam paliativas e apenas adiam a verdadeira necessidade de uma drástica intervenção na via.
— Se analisar ele (o buraco) é bem fundo, mas não dá para perceber. De noite dá cada estouro. Até disseram que eu tinha aberto para ter mais serviço — comenta.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos confirmou o recebimento do pedido de reparo. A pasta informou que ele está na fila de execução e adianta que o problema ainda não foi sanado em razão da alta demanda de rompimento de galerias na região. A secretaria ressalta que uma vistoria no local já foi realizada e que a obra deve ser feita nas próximas semanas.
Para reportar problemas semelhantes e solicitar atendimento da prefeitura, o contato deve ser feito junto ao Alô Caxias, no telefone 156.