A última caminhada técnica para a avaliação do roteiro dos Caminhos de Caravaggio, entre Canela e Farroupilha, chega ao fim na tarde desta quarta-feira (16) e deve render algumas mudanças no percurso. Entre elas está o aumento de seis para 12 dias o tempo sugerido para o percurso.
A avaliação da equipe técnica foi de que os seis dias sugeridos não são suficientes para que o peregrino possa fazer todo o percurso e ainda aproveitar todas as belezas naturais e atrações dos Caminhos de Caravaggio.
Leia mais
Prefeituras da região esperam que Caminhos de Caravaggio seja lançado no início de 2019
Prefeituras da Serra assinam protocolo para formalizar o roteiro Caminhos de Caravaggio
Conforme o Secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, que percorreu o trajeto, existem trechos que exigem que o turista caminhe uma longa distância durante o dia. Ele cita como exemplo o caminho entre Gramado e Santa Lúcia do Piaí, que requer uma caminhada de pelo menos 40 km. Outros apontamentos devem ser feitos na questão da sinalização, que deve ser implantada a partir das próximas semanas.
Quanto à qualidade das estradas, a equipe avalia como excelentes, inclusive os trechos onde o caminho se reduz a trilhas. A mesma avaliação é feita das acomodações ao longo do trajeto. Segundo Casali, os Caminhos de Caravaggio estão “90% prontos” para o lançamento, que deve ocorrer em 27 de abril, segundo o secretário.
O roteiro completo, pré-lançado durante a 30ª edição do Festival Internacional de Turismo, em Gramado, em novembro de 2018, tem cerca de 186 km e liga o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha, passando por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.