Funcionários da prefeitura de Caxias iniciaram nesta sexta-feira a demolição da estrutura do Centro Comunitário dos loteamentos Vila Romana e Santa Helena, localizado na Rua João Paranhos da Rocha, na região do bairro Desvio Rizzo. O espaço existia há mais de 30 anos. A tomada de posse integra o processo de reintegração de imóveis iniciado no ano passado pela administração municipal.
Ao longo da manhã desta sexta-feira, realiza a remoção do telhado.
Conforme a presidente dos loteamentos, Ana Carla Palavro, na quarta-feira houve notificação da decisão de despejo. Porém, a intimação, segundo ela, informava prazo de 15 dias para pedido de recurso por parte do movimento comunitário. Menos de dois dias depois, no entanto, a Guarda Municipal foi até o local, interrompeu as atividades e trocou as fechaduras de acesso.
— Apesar de haver prazo, não tivemos o tempo informado e fomos surpreendidos com a falta de aviso prévio. Fomos pegos de surpresa na manhã desta sexta — afirma Ana Carla.
De acordo com a presidente dos loteamentos, o município informou que no local será construída uma unidade básica de saúde (UBS).
Ultimamente, o espaço era utilizado por moradores para festas infantis, chás de fralda, grupos de oração e para atividades extracurriculares de alunos da Escola Municipal Professora Leonor Rosa, que fica em frente ao centro.
— A gente entende a urgência das demandas na área da saúde. Mas é um espaço que a comunidade tem usado há bastante tempo e usávamos para nossos alunos porque não temos espaço suficiente na escola. No dia em que a Guarda chegou estava inclusive ocorrendo aula de dança com as crianças. Elas foram tiradas do local — informa a diretora da escola Leonor Rosa.
A prefeitura ainda não se manifestou sobre o procedimento.