Os cerca de 20 profissionais do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e da empresa contratada terminaram, no início da noite deste sábado, o conserto temporário da tubulação que rompeu do Sistema Faxinal, em Caxias do Sul. Com isso, o fornecimento de água começou a ser restabelecido na cidade.
As equipes fizeram a instalação de registros para isolar a passagem do líquido no trecho da tubulação que rompeu, liberando fluxo de água para apenas uma das duas redes que fazem parte do sistema. Por isso, por enquanto, o fornecimento bruto até a Estação de Tratamento Parque da Imprensa será de 60% da capacidade de vazão.
De acordo com o Samae, a normalização do abastecimento de água tratada será gradual e deve ocorrer durante este domingo (dia 4), conforme a localização dos reservatórios, já que a água demora mais para chegar às partes mais altas da cidade. A orientação é para consumo consciente da água.
A rede adutora que rompeu na madrugada desta sexta-feira fica em uma propriedade rural na região da Oitava Légua, na localidade de Nossa Senhora das Graças, interior do município. A localização do rompimento, em uma encosta, a necessidade da troca da tubulação e a chuva forte atrasaram o trabalho, inicialmente previsto para ser concluído entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado.
Segundo o Samae, houve dificuldade para fixação da estrutura, por causa da lama. Esse serviço deve ser realizado após estudo técnico no local, o que deve ocorrer nos próximos dias. Só depois dessa obra maior, será possível reativar plenamente as duas tubulações.
A interrupção atingiu 145 bairros ou loteamentos da cidade, o que representa mais de 60% da população de Caxias do Sul.