O final de semana será de muita instabilidade e chuva em todo o território do Rio Grande do Sul. No sábado, os ventos ganham intensidade e um ciclone extratropical se forma na costa do Estado. Isso ocorre devido ao sistema de baixa pressão que estava sobre o Paraguai durante a semana e se desloca para a costa, originando o ciclone. O maior destaque do dia fica por parte dos ventos. Os rajadas podem chegar até 100km/h.
Na Serra, o tempo ficará nublado com alguns momentos de chuva. O acumulado não trará muitos transtornos a população. Em relação às temperaturas, o início do final de semana terá uma maior sensação de frio. Isso porque, a mínima será de 13°C e a máxima de 18°C.
Já no domingo de eleição, o sistema de baixa pressão que causou ventania se afasta dando origem à uma frente fria. Com isso, as áreas de instabilidade perdem força. A partir disso, a metade oeste tem predomínio do sol. Já na faixa leste, que inclui a Serra, o tempo continua nublado.O destaque fica nas temperaturas que despencam ainda mais em todo Estado por conta de uma área de alta pressão atmosférica sobre o Uruguai, que leva ventos frios aos gaúchos.