A pouco menos de dois meses para o Natal, voluntários se preparam para arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias carentes de Caxias do Sul. Começa nesta sexta-feira a campanha A Fome não é fake, uma iniciativa da entidade Ação da Cidadania, que está retomando as atividades no município. A arrecadação segue até o dia 20 de dezembro e a entrega está prevista para os dias 21, 22 e 23 do mesmo mês.
A intenção é que os alimentos se transformem em cestas básicas que serão distribuídas a famílias carentes da zona leste da cidade. Os moradores em situação de vulnerabilidade social estão sendo cadastrados com o apoio da União das Associações de Bairros (UAB) e da Associação Cultural Elementar.
– São famílias que não têm absolutamente nada em casa. A fome é urgente, é um dos maiores índices de violência – explica a coordenadora da Ação da Cidadania em Caxias, Ruth Ordovás.
As caixas de coleta de alimentos estão distribuídas no Corpo de Bombeiros, em igrejas Assembleia de Deus, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), na Faculdade Anhanguera, no Sindicato dos Professores (Sinpro), no Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), na Rede Caminho do Saber e no Colégio São Carlos. Estabelecimentos interessados em aderir à campanha devem solicitar pelo telefone (54) 9979-9507, com Ruth.
Comitês
Conforme a coordenadora, a intenção é que, após o Natal, os bairros identificados como mais vulneráveis recebam ações permanentes:
– Queremos criar comitês a partir de janeiro. Serão identificadas as necessidades de cada bairro e planejaremos ações.
A Ação da Cidadania é uma entidade que nasceu no Rio de Janeiro em 1993 e atuou durante 10 anos em Caxias do Sul. A campanha A Fome Não É Fake marca a retomada das atividades no município. Mais informações no site natalsemfome.org.br.