De um total de 33 pediatras do quadro da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, 14 não estão trabalhando. Segundo dados fornecidos pela prefeitura, 10 estão em férias até o dia 31 de julho e quatro estão em licença maternidade ou tratamento de saúde. Além disso, conforme a informação da assessoria de imprensa da Secretaria, faltam 16 profissionais no quadro do município, sendo quatro pediatras para fechar as escalas do Postão 24 horas e outros 12 para suprir a demanda dos postos de saúde.
Pelo menos três unidades básicas aguardam reposição de profissional: Campos da Serra, Centenário e Santa Fé. Segundo a secretaria, no entanto, há médicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) formados para atender também crianças, que atuam nesses três locais.
Outros nove postos, as seis UBSs do interior e as unidades de Galópolis, Parque Oásis e Vila Lobos, nunca tiveram pediatra, mas todas contam com médicos de Estratégia de Saúde da Família.
A prefeitura chamou no início deste mês seis pediatras aprovados em concurso. Devido aos trâmites previstos após o chamamento, pode levar até o fim de agosto para os novos profissionais passarem a atuar.
O número não é suficiente para repor a necessidade do município, mesmo que todos atendam ao chamado. Segundo o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, de 15 pediatras chamados no ano passado, por exemplo, só sete assumiram.
A prefeitura não tem uma solução imediata para a falta desses especialistas na rede. A medida apresentada para enfrentar o problema é a criação de um plantão pediátrico no centro, o que precisa de aprovação do Conselho Municipal da Saúde.