A comunidade conheceu na noite desta quarta-feira, em evento fechado, a coroa que será usada pela próxima rainha da Festa da Uva. A joia é fabricada em metal com processo de foto corrosão e folheada a ouro 24 quilates, com pedras preciosas como swarovski e pérolas. Três alunas do curso de Design da Universidade de Caxias do Sul (UCS) tiveram a missão de desenhar a coroa. Tarefa difícil, mas que compensa pela grandeza histórica, conforme avalia a professora e coordenadora do projeto, Aline Fagundes. O trio usou os meses de novembro e dezembro para desenhar a peça, e o resultado final é fruto de muita pesquisa histórica, além do entendimento de tendências do mercado da joalheria. As 17 candidatas ao título de rainha da Festa da Uva prestigiaram o evento, que ocorreu na loja Monacri.
Leia também:
Perfil: conheça as candidatas ao título de rainha da Festa da Uva
ENQUETE: vote na sua candidata preferida ao título de rainha da Festa da Uva
— Houve uma pesquisa muito aprofundada sobre a história da joalheria, da arte e da Festa da Uva para tentar entender qual o papel simbólico da coroa nas festas. No desenho, tentamos incorporar os valores que a coroa representa, da admiração do evento ao papel da soberana — explica Aline.
Duas mulheres serviram como inspiração para o trabalho. Uma delas é Adélia Eberle, a primeira soberana da Uva, e Adele Bloch-Bauer, austríaca que é considerada a Monalisa do século 20, a dama dourada pintada em 1907 por Gustav Klimt.
— Estas duas mulheres pautaram de início o trabalho e, depois, tentamos associar elementos da região na joia, é muito marcado pela imigração. É possível ver, por exemplo, as variedades de uva plantadas na região nos tons das pedrarias usadas —lembra a professora.
As pérolas que ficam no topo da peça simbolizam Caxias do Sul - a pérola das colônias. O ponto central representa as linhas, travessões e demarcações das colônias. As duas folhas de parreirais, situadas ao lado das linhas, mostram Caxias como um mapa, as gavinhas representam o novo e o cacho de uva estilizado com pedras brilhantes significa os grãos da uva. A peça tem 12 centímetros de altura e pesa cerca de 300 gramas. A fabricação do projeto demorou cerca de um mês e ficou a cargo da Joias Sena, de Guaporé. Ainda que no ramo da fabricação de coroas de soberanas há 15 anos, a fábrica de Celmar Pierezan ainda não havia feito a coroa desta festa. Por isso, a sensação é especial.
— Eu sempre disse que ia chegar a nossa hora de fazer a coroa da rainha da Festa da Uva. Estamos muito honrados, e é uma joia muito bonita. Foi bem demorado e trabalhoso, mas está linda — elogia Pierezan.
A noite foi bastante especial para as 17 candidatas ao título de rainha. Além de conhecerem a joia mais cobiçada pelas gurias, elas desfilaram individualmente e, no fim da passarela, eram recebidas por suas mães. Elas entregavam a tiara de embaixatriz às filhas, além da faixa que as gurias já usam nos eventos oficiais.
A coroa da Rainha da Festa Nacional da Uva 2019 ficará em exposição no Iguatemi Caxias, de 4 a 18 de maio. De lá, a joia sairá direto para adornar a nova rainha, que será escolhida na noite de 19 de maio.