Em 107 cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Caxias do Sul, os telespectadores somente continuarão assistindo aos canais abertos, entre eles a RBS TV, se estiverem adaptados à TV Digital com conversor (que pode ser integrado) e antena externa UHF. Nesta quarta, o sinal analógico foi desligado nesses municípios. Trata-se de um cronograma que será finalizado no Estado em 2023, aprovado por um grupo liderado pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, e homologado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.
Leia mais:
Saiba tudo sobre a conexão e o que muda com o sinal digital
Saiba para onde direcionar a antena para captar o sinal digital em Caxias do Sul
A partir de agora, quem sintonizar a RBS TV pela televisão analógica nesses municípios verá uma mensagem informando que o sinal foi desligado. Será avisado, ainda, que para continuar assistindo é necessário mudar para o sinal digital. A exceção é em municípios localizados no Vale do Taquari, onde os telespectadores que ligarem os aparelhos não adaptados verão apenas uma tela com chuviscos.
— Nessa região do Vale do Taquari, tendo em vista que a emissora responsável, a RBS TV Santa Cruz do Sul, não vai desligar, não aparecerá a mensagem de que o sinal foi desligado. Será simplesmente o chuvisco. Mas isso não muda nada para os telespectadores, eles terão de fazer o mesmo procedimento dos de outras regiões para voltarem a assistir TV — explica o gerente de projetos regulatórios da RBS TV, Emerson Costa.
Para voltar a assistir TV aberta é muito fácil. Caso a televisão seja de tubo ou comprada antes de 2012, são necessários um conversor digital e uma antena externa UHF. Quem tem uma televisão fininha, comprada depois de 2012, só precisará da antena para receber o sinal digital. Já quem tem TV por assinatura ou parabólica não precisa fazer a mudança, pois as operadoras já retransmitem o sinal digital.
Famílias cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e outros, podem agendar e retirar o kit gratuito para a TV digital. Quem tem direito a esse benefício deve acessar o site Seja Digital (sejadigital.com.br) ou ligar gratuitamente para o telefone 147 para fazer o pedido. É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Os equipamentos serão entregues no local, dia e horário que as famílias escolherem quando fizerem o agendamento. Desde o começo de suas operações no Rio Grande do Sul, em setembro de 2017, a Seja Digital distribuiu mais de 490 mil kits nas 107 cidades que tiveram o sinal analógico desligado.