Na última quarta-feira, dia de vacinação da febre amarela na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caxias do Sul, foram aplicadas 854 doses. Até agora, já são 2.113 doses aplicadas no ano. Para se ter uma ideia, a procura não chegava a 500 pessoas por mês nos últimos meses do ano passado.
A gerente da vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde, Juliana Argenta Calloni, projeta que a procura pela vacinação continuará intensa. Ela salienta que quem já se vacinou não precisa se preocupar, pois a imunização dura a vida inteira.
A rede de saúde de Caxias do Sul tem uma base de dados informatizada, que permite consultar nos postos de saúde se o paciente tomou a vacina na cidade a partir de 2016. Os dados de anos anteriores podem ser consultados somente no posto de saúde onde a pessoa fez a aplicação.
A prioridade das vacinações é para pessoas que vão viajar para área de risco, em municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, que tem que fazer a aplicação com pelo menos 10 dias de antecedência.