Com a finalização da proposta do novo Plano Diretor de Caxias do Sul para os próximos 10 anos, o município agora vai se concentrar na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. A medida é uma exigência do governo federal, que deu prazo até abril de 2019 para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes adotarem o planejamento.
A prefeitura de Caxias do Sul chegou a abrir licitação em 2014 para contratar uma empresa responsável pela realização de estudos e criação do plano. A concorrência, porém, deu deserta e desde então nunca mais foi lançada. Agora, segundo o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, o projeto será criado por técnicos da pasta com auxílio da Secretaria do Planejamento.
Conforme ele, como o Plano de Mobilidade Urbana é um desdobramento do Plano Diretor, era preciso aguardar a conclusão do planejamento das diretrizes de todas as áreas do município. A elaboração de ações para garantir a boa mobilidade no futuro depende de diagnósticos da situação atual do transporte.
— É preciso fazer pesquisas de origem e destino para saber para onde as pessoas se deslocam. Vamos ter que buscar parcerias para realizá-las — destaca.
O planejamento contempla, não só o transporte privado e coletivo, mas também o deslocamento de pedestres e modais como bicicleta. Para quem prefere pedalar, a intenção do município é incluir no plano de mobilidade uma rede de ciclovias que permitam utilizar a bicicleta como meio de transporte e não apenas a passeio.
No fim de 2015, a prefeitura chegou a anunciar estudos para a construção de ciclovias na área central, mas desde então nenhuma foi implantada. Agora, a intenção do município é ajustar o projeto para garantir que as faixas sejam bem utilizadas.
— Ciclovia é para garantir espaço onde não há — destaca o secretário.