Se você acha que já choveu demais, tem toda razão. Nunca um mês de maio teve tanta insabilidade no clima como neste ano e não parou de cair água desde o dia 26 de maio. Pelo menos é o que apontam os dados coletados desde 1961 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Caxias do Sul.
A série histórica mostra que o período também teve mais dias chuvosos do que setembro de 1967, até hoje o mês com a maior precipitação acumulada nos últimos 56 anos: naquele mês, caxienses testemunharam 17 dias de aguaceiro; em maio deste ano, foram 18 dias de chuva, conforme levantamento concluído nesta quinta-feira pela Estação Climatológica do Inmet, em Caxias.Tudo indica que não haverá trégua em junho. A Rio Grande Energia (RGE) emitiu um alerta com base num estudo climático realizado por um instituto privado, a pedido da distribuidora. A previsão é de que o mês deverá ter dois longos períodos de precipitações na Serra e em outras cidades do Estado. O tempo só deve abrir amanhã com a chegada de uma massa de ar frio, que dificulta a formação das nuvens carregadas. Mas o sol não predomina por muito tempo. No noroeste do Estado, pancadas isoladas podem atingir cidades como Frederico Westphalen e Cruz Alta já no domingo.
No mês de maio, segundo a Somar Meteorologia, a chuva foi mais volumosa por causa de ventos subtropicais que se mantiveram estacionados sobre o Sul, e conseguiram transportar mais umidade. Além disso, uma situação de bloqueio atmosférico impediu que esta umidade saísse do Estado, gerando chuva frequente e volumosa, principalmente na faixa noroeste, norte e Vale dos Sinos e do Taquari, gerando cheias e transtornos.
A prefeitura de São Sebastião do Caí decretou nesta quinta-feira situação de emergência para tentar obter ajuda do Estado e da União. Apesar de o Rio Caí ter estabilizado e de boa parte das famílias já terem retornado para suas casas, o município alega não ter dinheiro para atender os moradores prejudicados, fazer a limpeza das ruas e recuperação dos locais atingidos.
Clima
Nunca um mês de maio foi tão chuvoso em Caxias do Sul
Tempo só deve firmar na sexta-feira
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project