A previsão de definir nesta semana para onde será transferido o acervo de 20 mil livros da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, de Farroupilha, não se concretizou. Conforme o diretor-geral da Secretaria da Educação, Vinícius de Cézaro, surgiram diversas possibilidades de espaços e o prazo de avaliação teve de ser estendido. Agora, a ideia é definir o local até o final de maio. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais:
Plano diretor do santuário de Caravaggio prevê construção de espaço para eventos
Casal aplica golpes para roubar vinho no interior de Flores da Cunha e Farroupilha
Motorista do Uber tem carro roubado e é abandonado em Farroupilha
O prédio atual, que fica na Praça da Bandeira, está parcialmente interditado por problemas na infraestrutura. A construção, que já abrigou a prefeitura de Farroupilha, é patrimônio histórico e cultural. Estão em análise duas possibilidades para obras. Uma delas é uma reforma simples para sanar os problemas nos beirais, piso, reboco, rede elétrica, rede pluvial e na drenagem que foram constatados em uma vistoria da Secretaria do Planejamento. A outra opção é tentar inscrever um projeto na Lei de Incentivo à Cultura para restaurar o prédio, mantendo as características originais.
A prefeitura ainda analisa que a biblioteca não retorne para o prédio atual mesmo após as intervenções. Conforme Vinícius de Cézaro, o prédio histórico pode ser usado para outra repartição pública que tenha um fluxo menor de pessoas.
Por enquanto, com o prédio parcialmente interditado, a biblioteca oferece apenas serviços de devolução e renovação de livros.