A Defesa Civil de São Sebastião do Caí fez nova medição na manhã desta segunda-feira e constatou que o nível do rio baixou 1,60 metros e está agora a 11,05 metros. No domingo, chegou a 12,65 metros. Mesmo assim, o município segue em alerta devido à previsão de mais chuva para a Serra. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais:
Enchente tira cem famílias de casa em São Sebastião do Caí
Famílias são retiradas de casa após cheia de rio em São Sebastião do Caí
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho em Caxias
"Quem vota em corrupto também é corrupto", diz bispo em missa campal de Caravaggio
Se chover 80 milímetros em Caxias do Sul e Nova Petrópolis, por exemplo, o nível do Caí voltará a subir e pode passar os 12 metros. No entanto, acredita-se que chova 40 milímetros e, assim, os danos seriam menores. Uma reunião hoje vai definir quais medidas serão adotadas, bem como se será decretada ou não situação de emergência. O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Pedro Griebler, ainda não vê essa necessidade, mas destaca que a decisão final será tomada pelo prefeito.
– Assim como está e mesmo com mais chuva, s gente ainda consegue dar conta. Vamos seguir em alerta e ver a previsão. Se chover forte na Serra, a água depois vem toda pra cá – destaca Griebler.
Desde domingo à noite, não houve mais remoções de pessoas. Em São Sebastião do Caí, são 960 casas atingidas e 100 famílias removidas. Ao todo, 36 foram para abrigo, sendo 30 crianças. O restante das famílias foi para casa de amigos e parentes. Os bairros mais atingidos são Navegantes, Quilombo e Vila Rica.
Em outubro do ano passado, a enchente atingiu 65% da área urbana do município, com o rio chegando a 14,8 metros.