A partir da próxima semana, começam a ser implantas as mudanças do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias), que exigirão maior atenção dos motoristas, especialmente quem utiliza as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, no centro de Caxias do Sul, e também dos passageiros do transporte coletivo, já que a disposição e o funcionamento das paradas sofrerão alterações.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
INFO: veja onde cada ônibus vai parar e quais linhas passarão por cada parada
Conforme a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, a partir do dia 16 a nova sinalização de trânsito começa a valer. As duas primeiras semanas serão de orientação e advertências. Depois desse período, os motoristas que descumprirem as novas regras serão multados.
Rua Dezoito do Forte terá corredor exclusivo de ônibus em Caxias
Definidas sete linhas que estreiam o SIM Caxias
Novos corredores exclusivos para ônibus e proibição de conversões à direita são algumas das mudanças que devem ser observadas. A atenção deve ser redobrada principalmente na Pinheiro Machado, nos locais onde há um corredor extra de ônibus e que poderá ser utilizado também por outros veículos.
Para passageiros, as principais mudanças são em relação às paradas e ao início da utilização das Estações Principais de Integração (EPIs) Floresta e Imigrante. De início, sete linhas deixam de circular pela área central da cidade. Elas transportarão as pessoas dos bairros até as EPIs, onde pegarão outro ônibus para chegar ao Centro. Ao final, quando todas as fases do sistema estiverem em funcionamento, 17 linhas dos bairros que fazem parte das regiões Leste e Oeste circularão apenas entre o bairro e as estações Floresta e Imigrante.
Outra novidade é que os ônibus não param mais em todas os pontos do Centro. Para orientar os passageiros, todas as paradas receberão um mapa identificando as linhas que param naquele local. Após o período de adaptação, a expectativa é qualificar o transporte coletivo e deixá-lo mais rápido, pontual e barato, já que com uma única passagem será possível atravessar a cidade.
Principais alterações
:: Faixas duplas para ônibus: as ruas Pinheiro Machado e Sinimbu terão novo corredor de ônibus, ao lado do corredor de concreto, para circulação de outros coletivos, táxis embarcados e táxis-lotações.
:: O novo corredor, que está delimitado com faixas azuis pintadas no asfalto, funcionará das 6h às 21h. Veículos não autorizados não podem usá-lo dentro desse horário. Posteriormente, a ideia é flexibilizar a utilização e permitir o acesso de carros em horários de menor movimento (das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h).
:: Faixas compartilhadas: nos trechos da Rua Pinheiro onde há somente três pistas (entre as ruas Dr. Montaury e Visconde de Pelotas e entre as ruas Garibaldi e Marechal Floriano), a pista demarcada com as faixas azuis será compartilhada entre transporte coletivo e carros. Também há faixa compartilhada na Pinheiro Machado, entre a 13 de Maio e a Alfredo Chaves, onde há menos movimento de veículos e optou-se por manter uma faixa de estacionamento.
:: Na Sinimbu, será proibida a conversão à direita na Moreira César e Do Guia Lopes. Hoje, essa conversão já é vedada nas esquinas com as ruas Garibaldi, Dr. Montaury e Borges de Medeiros. A regra também valerá na Pinheiro Machado nos cruzamentos com ruas Marquês do Herval, Visconde de Pelotas, Marechal Floriano e Coronel Flores.
:: A nova sinalização está sendo instalada nos pórticos. Por enquanto, as placas estão encobertas. A sinalização começa a valer no dia 16. A partir daí, duas semanas serão dadas para orientação e advertência. Depois desse período, os motoristas que descumprirem as novas regras serão multados. Porém, durante o período de orientação, caso o condutor persista no erro, já poderá receber multa.
Perguntas e respostas
Que linhas serão alteradas?
Inicialmente, sete linhas serão alteradas. Do bairro, seguem até as EPIs Floresta e Imigrante e deixam de circular no Centro. Para a Estação Floresta, seguem os ônibus Desvio Rizzo, Jardim da Lagoa, Santa Tereza e Parque das Rosas. Já para a Estação Imigrante irão Cruzeiro, Bela Vista e Planalto/Santos Anjos. Quem utiliza essas linhas passa a embarcar em mais de um ônibus para ir ao Centro a partir do dia 16. Após a fase inicial, outras 10 linhas serão incluídas gradativamente no sistema. Na EPI Floresta também entrarão as linhas Forqueta, Cidade Nova, Cidade Industrial, Reolon/Mariani e Verona. A EPI Imigrante será o destino de Planalto/São Vitor, Vila Leon, Vila Mari, Vitória, De Zorzi/São Luiz/Campos da Serra.
Como funcionarão as estações?
As EPIs funcionam das 5h à meia-noite (conforme os horários das linhas alimentadoras). O primeiro ônibus troncal deixa a estação às 5h40min. Ainda não foi definido o horário do último Troncal pois as tabelas estão em fase de estudo e aprovação.
Como será o acesso?
O passageiro pode entrar embarcado no ônibus ou pagar o valor de uma passagem (R$ 3,40) e passar pelas catracas de acesso.
Quais os intervalos da linha troncal?
A previsão é de que um coletivo da linha troncal deixa a estação a cada quatro ou seis minutos.
Quanto tempo posso ficar na estação?
Dentro da estação, o passageiro pode permanecer quanto tempo quiser e embarcar em qualquer coletivo sem pagar nova tarifa. Para isso, dentro da estação o embarque é feito pela porta traseira dos veículos, sem passar pelas catracas. Fora da estação, a integração somente pode ser realizada com a utilização do cartão do transporte coletivo, dentro do prazo de uma hora.
Mobilidade
SIM Caxias exige atenção de motoristas e passageiros a partir do dia 16
O sistema muda o trânsito não só para motoristas. Quem usa o transporte coletivo deve ficar de olho nas alterações
GZH faz parte do The Trust Project