As réplicas dos passaportes de dois dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, em 1875, vão voltar para a Praça do distrito de Nova Milano, em Farroupilha, até maio. As reproduções em bronze dos documentos de Luigi Sperafico e Thomaz Radaelli foram furtadas em agosto do ano passado. A prefeitura está com dificuldade para a reposição, já que não encontrou os arquivos originais, e está reconstruindo os passaportes com base em fotografias.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme o Secretário Flávio Lopes, os novos passaportes ainda não começaram a ser esculpidos, mas a previsão é de que fiquem prontos para o 17º Encontro das Tradições Italianas (Entrai) no mês de maio.
As obras de revitalização da praça, que começaram no início de março, também serão inauguradas na abertura oficial do evento, marcada para o dia 13 de maio. O espaço está sendo nivelado e vai ganhar rampas que permitem melhor acessibilidade. A pavimentação também recebe melhorias. A praça ganhará uma academia ao ar livre. Onde antes ficava a gôndola, transportada para o recém-inaugurado Parque da Imigração, haverá um jardim. As casinhas de madeira estão sendo substituídas por alvenaria. Os fornos também estão sendo reformados. O local é utilizado pelo grupo de mães de Nova Milano, que faz pães, grostolis e outros alimentos que são comercializados durante o Entrai e finais de semana festivos.
Junto com esta reforma, serão entregues outras seis praças de um pacote em parceria da prefeitura com a Tramontina. A empresa destinou R$ 680 mil em troca de uma área para expansão dos negócios em Farroupilha. Destaque para a revitalização da Praça da Bandeira, no Rua Coronel Pena de Morais, no Centro de Farroupilha. As demais praças ficam nos bairros. Outra obra que tem previsão de inaugurar no mês de abril, ainda sem data definida, é a reforma do Parque dos Pinheiros com verba da prefeitura.
Melhorias
Réplicas de passaportes de imigrantes italianos furtadas em Farroupilha serão substituídas até maio
Placas em bronze foram levadas na metade do ano passado e serão recuperadas juntamente com a praça
Babiana Mugnol
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project