Vinte minutos e 30 segundos. Este foi o tempo levado para percorrer, na manhã deste sábado, as duas estações principais de integração (EPIs) - Floresta e Imigrante - do novo Sistema Integrado de Mobilidade de Caxias do Sul. Funcionando desde as 5h40min, a primeira etapa do SIM agradou a quase todos os passageiros ouvidos pelo Pioneiro.
Além da velocidade no fluxo dos coletivos, as orientações prestadas por equipes identificadas com coletes amarelos nas EPIs e em paradas centrais tranquilizaram a população, que começa a conhecer as alterações nas rotas. Ao todo, 22 coletivos do tipo BRT que farão as linhas troncais (na cor vermelha) passaram a circular pela área central de Caxias. Em alguns trajetos, a economia de tempo chega a mais de 20 minutos, de acordo com os usuários.
- Esperamos três minutos no transbordo. Eu costumo ir de moto para o trabalho no Centro. Se for mais ágil o ônibus, vou trocar - comenta Cláudio Gomes, 39 anos, que levava o filho para uma consulta médica.
Antes de embarcar, ele leu formulários com explicações, e teve poucas dúvidas. Nas plataformas, principais paradas e dentro dos coletivos, cartazes, semelhantes aos de metrôs (foto abaixo), detalham os roteiros das linhas. Se mesmo assim alguém precisar de ajuda, há os fiscais para auxiliar. Nas EPIs, há banheiros em bom estado de conservação, cobertura contra a chuva, assentos de espera, carregadores de telefone e até biblioteca para doação e troca de livros.
Crédito: Diogo Sallaberry / Agência RBS
- Não recebi nenhuma reclamação. Está fácil e simples para orientar. A principal preocupação do pessoal é não errar o trajeto - relata a fiscal Lisandra Fortuna.
Como funciona o SIM Caxias
Sete linhas de ônibus do eixo Leste-Oeste da cidade deixam de circular pelo Centro e passam a levar os passageiros dos bairros até as EPIs. Nas estações, eles embarcam em outro coletivo para ir ao Centro. Isso diminui o tempo de espera pelos veículos e beneficia quem precisa se deslocar com mais agilidade. O intervalo de chegada dos troncais não ultrapassou seis minutos neste sábado.
Posteriormente, outras dez linhas passam a integrar o sistema, gradativamente. Quem utiliza os coletivos do eixo Norte-Sul não tem grandes alterações de itinerário. A única mudança é que os ônibus deixam de parar em todas as paradas das ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, e passam a pegar passageiros somente nas paradas das linhas alimentadoras.
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- Utilizo o transporte público há dez anos. Saio do Desvio Rizzo e vou ao Centro trabalhar. Antes, os ônibus não eram frequentes. Dependendo do dia, ficava mais de meia hora esperando. Agora, vai melhorar muito - acredita Cacemiro Soares, 71 anos.
Também sofrem alteração os ônibus de serviço intramunicipal, metropolitano ou de fretamento. Para auxiliar os usuários do transporte coletivo, funcionários da prefeitura estarão trabalhando nas principais paradas, nos horários de pico, identificados com coletes escrito "Posso Ajudar". Dúvidas também podem ser sanadas pelo telefone (54) 3290.3900.
Os primeiros dias funcionarão como um teste para o sistema. A partir das dificuldades mapeadas, algumas alterações podem ocorrer. Além disso, começa a valer a nova sinalização de trânsito e se inicia o período de duas semanas de adaptação, em que os motoristas receberão orientação e advertências. Na manhã de sábado, policiais sinalizavam com cones as novas regras.
Após este período, começarão a ser aplicadas multas aos condutores que cometerem infrações. Quem for advertido e reincidir no erro pode receber multa mesmo no período de adaptação. O SIM em 10 passos:
1 - Sete linhas serão alteradas na primeira fase do sistema: para a EPI Floresta, seguirão as linhas Desvio Rizzo, Jardim da Lagoa, Santa Tereza e Parque das Rosas. Para a EPI Imigrante seguirão as linhas Cruzeiro, Bela Vista e Planalto/Santos Anjos.
2 - Se você usa uma das sete linhas beneficiadas pelo SIM, para ir do bairro para o Centro embarque na parada de costume no ônibus comum, usando o cartão ou pagando em dinheiro.
3 - Ao chegar na EPI, o passageiro desce do ônibus comum e embarca no ônibus Troncal (de cor vermelha) pela porta traseira, sem pagar nova passagem. A previsão é de que um coletivo da linha Troncal deixe a estação a cada quatro ou seis minutos.
4 - Também é possível começar a viagem na estação. Para isso, entre nela usando o cartão ou pagando o valor de uma passagem (R$ 3,40). O acesso é por meio de catracas instaladas na entrada.
5 - Dentro da estação, o passageiro pode permanecer quanto tempo quiser e embarcar em qualquer coletivo sem pagar nova tarifa.
6 - As EPIs funcionam das 5h à meia-noite (conforme os horários das linhas alimentadoras). O primeiro ônibus Troncal deixa a estação às 5h40min.
7 - Os ônibus da linha Troncal param apenas em paradas específicas, identificadas com o nome do local e as cores azul e vermelha. São sete pontos na Sinimbu (Cremona, La Salle, Praça da Bandeira, Catedral, Guia Lopes, Vereador e Madre Imilda) e oito na Pinheiro Machado (Conselheiro, Treze, Andrade, Ópera, Moreira, Feijó, Parque Cinquentenário e Senac).
8 - Se o passageiro desembarcar do ônibus Troncal no Centro e quiser embarcar em uma linha que não pare na EPI, ele precisa se dirigir até uma parada das linhas alimentadoras (amarelas). Quem utiliza cartão, pega o ônibus no bairro, passa pela EPI e descerá no Centro para pegar qualquer outro ônibus, terá de pagar nova passagem.
Serão nove paradas das linhas alimentadoras na Sinimbu (RS-Centro, Pe. Anchieta, Av. Itália, Coronel, Visconde, Eberle, P. Tomazi, Vereador AL, Humberto) e 11 na Pinheiro Machado (Conselheiro AL, Arquivo Histórico, Treze AL, Mário Pezzi, Borges, Ópera AL, Pompéia, Dr. Bozano, Teixeira, Viaduto e RS-Bairro), além das demais já em uso pela população em toda a cidade.
9 - Se o passageiro inicia a viagem na EPI, embarcando em um Troncal para ir até a área central, ele tem uma hora para pegar um ônibus alimentador sem pagar nova tarifa. Esta integração só pode ser feita por quem utiliza o cartão do transporte coletivo e entre uma linha Troncal e uma alimentadora. De alimentadora para alimentadora, não há integração.
10 - Se o passageiro for de uma EPI até a outra, ele pode embarcar em qualquer um dos ônibus que param na estação, sem pagar nova tarifa. Por exemplo: se o passageiro que embarcou no Desvio Rizzo quiser ir até o bairro Cruzeiro, ele pagará uma passagem única - embarca no bairro, desce na EPI Floresta, embarca no Troncal, segue até a EPI Imigrante, desce e embarca na linha alimentadora Cruzeiro.
Outras mudanças
Com o início do SIM Caxias, usuários do transporte coletivo de fretamento, intramunicipal e metropolitano não poderão mais desembarcar ou embarcar na Avenida Itália, na Pinheiro Machado e em parte da Sinimbu. Confira como fica:
Pontos onde está permitido o embarque e desembarque
:: Rua La Salle: entre as avenidas Itália e Júlio de Castilhos
:: Rua Bento Gonçalves: esquinas com a Feijó Júnior e com Dr. Montaury
:: Rua Pinheiro Machado: entre a Dr. Bozzano e a La Salle
:: Rua Dr. Montaury: esquina com Bento Gonçalves
:: Rua Vereador Mário Pezzi: entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Sinimbu
:: Rua Sinimbu: entre as Treze de Maio e a Humberto de Campos
:: Rua Os 18 do Forte: entre a Coronel Flores e a Feijó Júnior
Crédito: Diogo Sallaberry / Agência RBS