O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul promove atividades para comemorar o Dia Mundial do Rim, celebrado sempre na segunda quinta-feira de março. O foco deste ano é na prevenção da doença renal crônica ainda na infância. Uma palestra da médica especialista em nefrologia pediátrica Vandrea Carla de Souza irá abordar os riscos e quais as maneiras de se proteger da doença (veja a programação abaixo). Caso o diagnóstico ocorra nos primeiros anos de vida, o paciente poderá ter um tratamento mais eficaz, aumentando sua qualidade de vida.
- A doença tem cinco estágios de evolução. Se o paciente não está fazendo acompanhamento, é difícil saber em qual estágio ele se encontra. A importância do diagnóstico precoce é que, se nós detectarmos na fase inicial, conseguimos adotar algumas medidas de proteção que vão fazer com que a doença seja retardada - explica a médica.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Em Caxias do Sul, 522 pessoas possuem cadastro na Associação dos Renais Crônicos (RimViver). A instituição atende pacientes com insuficiência renal crônica e oferece refeições, palestras, oficinas de artesanato, costura e cidadania. Segundo o psicólogo e gerente de serviços sociais do RimViver, Clenio Lopes, em média 300 pacientes da cidade e região fazem hemodiálise toda a semana. O tratamento ocorre na segunda e terça-feira e se repete na quarta e quinta, nos hospitais Geral, Pompéia, Saúde e na Nefroclínica.
No ano passado, 286 pacientes com doenças renais (entre adultos e crianças) receberam atendimento no HG. Hoje, são 80 pacientes em hemodiálise e 23 em diálise peritoneal. Atualmente, uma criança recebe atendimento dialítico na UTI pediátrica. De acordo com Vandrea, muitas enfermidades que levam a perda do rim na idade adulta começam a se manifestar ainda na infância.
- Na criança, a doença vai ter um impacto maior, pois ela está em desenvolvimento. A doença vai atrapalhar o seu crescimento, podendo comprometer até mesmo o desenvolvimento neurológico. Se nós começarmos já na infância com hábitos saudáveis, isso vai ajudar a proteger o paciente - orienta Vandrea.
Confira a programação:
Quinta-feira
No Hospital Geral
- 9h30min: palestra Doença renal crônica - a prevenção começa na infância, com Vandrea Carla de Souza.
- 14h às 17h: ação de saúde, com testes de pressão arterial e distribuição de material informativo em frente à recepção principal do HG.
Na próxima semana
No Rim Viver (Avenida Rio Branco, n° 360)
- Segunda-feira, das 8h às 17h: Blitz Solidária, com distribuição de material informativo e aferição de pressão e glicose, além de orientações de saúde
- Terça e quinta-feira, das 9h às 16h30min: brechó para arrecadar fundos para a instituição.
- Quarta-feira, das 8h às 12h: projeto Manhã da Saúde, com palestras sobre hábitos alimentares saudáveis, reeducação alimentar e autonomia versus doença renal.
- Sexta-feira, às 9h30min: palestra sobre nutrição renal
As atividades no HG e no Rim Viver são abertas ao público e gratuitas.
Como evitar a doença na infância:
- Evitar a desidratação, oferecer líquidos, com maior frequência em dias quentes.
- Controlar a qualidade da água e dos alimentos, pois podem estar contaminados e causar infecções de intestino, levando a maiores complicações ao organismo.
- Não deixar a criança segurando a urina, quando ela referir vontade de urinar, facilite para que aconteça
- Cuidar com as infecções urinárias, seguindo o tratamento médico corretamente.
- Evitar medicações sem prescrição médica, pois medicamentos em doses incorretas podem intoxicar o rim, como no caso dos anti-inflamatórios.
- A dieta da criança deve ser saudável, evite gorduras, frituras e controle o sal dos alimentos.
*Fonte: Unidade de Terapia Renal do HG.
Saúde
Hospital Geral, de Caxias, debate a prevenção de doenças renais na infância
Programação com palestras e atividades de saúde também ocorrerão no RimViver
GZH faz parte do The Trust Project