A chuva fina deu trégua no final da manhã deste domingo e as soberanas da Festa da Uva, acompanhadas de autoridades, participaram de colheita simbólica em São Martinho da 2ª Légua, em Forqueta, interior de Caxias do Sul. A ação integrou a 8ª Festa da Abertura da Colheita, que contou ainda com missa e almoço.
A missa, celebrada pelo frei Jaime Bettega, lotou a pequena capela de São Martinho com moradores, agricultores, integrantes da Festa da Uva e autoridades. A rainha da Festa do Vinho Novo, Maiara Perottoni, também participou da programação.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A Festa da Colheita refere-se a todas as culturas ligadas à hortifruticultura na cidade mas, neste ano, uma grande preocupação é em relação à uva. Comparada ao volume produzido em 2014/2015, a queda prevista para esta temporada de colheita de uva é de 65% e, na comparação com a média histórica, a baixa é de 56%. No sermão, o frei Jaime lembrou da importância de agradecer:
- Nós não vivemos só da contabilidade da tristeza. Quantas vezes houve quebra na safra da uva? Temos que agradecer e celebrar.
Após a missa, as soberanas da Festa da Uva, Rafaelle Galiotto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, acompanhadas de autoridades, participaram de colheita simbólica. Depois, houve almoço comemorativo do salão da igreja de São Martinho.
Celebração
Missa e almoço marcam a 8ª Festa de Abertura da Colheita, em Caxias
Colheita simbólica de uva também integrou a programação
GZH faz parte do The Trust Project