A manhã do sábado foi marcada por solenidade e inauguração de importantes obras nos Pavilhões da Festa da Uva. O governador José Ivo Sartori (PMDB), acompanhado da comunidade, de lideranças políticas e representantes de empresas da cidade descerrou a fita que presta homenagem a um dos entusiastas da Festa da Uva, o empresário Valter Gomes Pinto, diretor da Marcopolo. Trata-se de uma rótula construída entre as ruas Ivo Remo Comanduli e Ludovico Cavinato, que inverte a chegada dos carros e promete acabar com o congestionamento histórico no acesso.
Do pacote de oito grandes obras, seis no entorno e no interior do Parque foram inauguradas. Nas outras, faltam detalhes de acabamento.
Familiares do líder empresarial, falecido em agosto de 2013, emocionaram-se após discursos que reverenciaram a parceria e dedicação do executivo que era vice-presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva. Na placa instalada na rótula, Valter é chamado de Embaixador da Festa da Uva.
- Ele leva o nome de uma rótula porque este é um lugar que agrega, e o seu Valter era um cara agregador, um ímã. A rótula está florida porque tem a cara dele: feliz, sorridente, sempre de bem com a vida - reverenciou o presidente Edson Néspolo.
A cerimônia que oficializou as obras inauguradas começou pouco depois das 10h30min com encontro na rótula e seguiu com visitas nos pontos recém instalados nos Pavilhões. Além de Néspolo, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e o governador José Ivo Sartori (PMDB) falaram ao público. Em um momento político importante, o prefeito Alceu convidou Sartori, o deputado federal e ex-prefeito Pepe Vargas (PT) e o prefeito mais antigo de Caxias em vida, Mansueto de Castro Serafini Filho, para acompanhá-lo no discurso. Lado a lado, os quatro políticos posaram para fotos e receberam aplausos do público.
- Pela primeira vez tenho a oportunidade de reunir estas personalidades, estas figuras ao meu lado. Cada um que está aqui fez um pouco da história. Juntos construímos o que vemos aqui. É preciso convivência fraterna. A Festa da Uva é maior do que qualquer um de nós - profetizou Alceu.
Sartori preferiu limitar-se a elogios quanto ao homenageado do dia, Gomes Pinto, e convidar a comunidade a desfrutar das obras aos Pavilhões:
- Que seu Valter Gomes Pinto sirva de exemplo a todos nós. Referindo-se a uma música, ele foi o tijolinho que faltava na construção da Festa da Uva.
O Pioneiro questionou Sartori sobre a insegurança que assola os municípios da Serra Gaúcha e que contabilizam 12 ataques a banco. Sobre medidas para driblar esta onda de crimes, Sartori não projeta novidades:
- Como eu vou fazer? Nós fizemos de novo uma celebração, um decreto de que nós vão vamos até a metade do ano nomear ninguém. Como vai nomear alguém se não tem dinheiro pra pagar quem está em atividade?
Estiveram presentes na cerimônia também o deputado federal Mauro Pereira (PMDB) e o deputado estadual Tiago Simon (PMDB),
Celebração
A menos de uma semana da Festa da Uva, cerimônia nos Pavilhões marca entrega de obras
Inauguração da rótula Valter Gomes Pinto reuniu lideranças de diversos partidos políticos
GZH faz parte do The Trust Project