A Polícia Civil de Farroupilha tenta identificar os dois homens que depredaram as imagens de Nossa Senhora de Caravaggio e de Joaneta, na madrugada de domingo, na esplanada do Santuário. A dupla chegou a bordo de uma motocicleta. Câmeras filmaram o instante em que um deles usa uma espécie de martelo para golpear as estátuas e, em seguida, ateia fogo na base de ambas. O outro homem observa a ação e, em seguida, eles fogem juntos. O piloto da moto é quem executa a ação, observado pelo caroneiro.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
FOTOS: veja imagens da Santa e da Joaneta danificadas
Segundo o delegado Mario Mombach, que responde interinamente pela delegacia de Farroupilha, as imagens, embora de baixa qualidade, servem de ponto de partida. A investigação tenta traçar o perfil dos criminosos.
- Não acreditamos em nada organizado, é vandalismo puro. Acreditamos que o perfil de quem cometeu é de um inconsequente, que não mede seus atos e vai provavelmente dar com a língua nos dentes, para se glorificar - imagina o delegado.
Santuário de Caravaggio emite nota de repúdio após ataque às imagens
O delegado não descarta, no entanto, que a dupla que agiu contra Nossa Senhora de Caravaggio tenha agido em outros casos pela região. Também neste fim de semana, imagens de Nossa Senhora Aparecida, de Santo Antônio e de São Cristóvão foram depredadas no capitel São Cristóvão, na Linha Amadeo, interior de Farroupilha.
Em dezembro, dois homens usando capacete e a bordo de uma motocicleta (mesma forma como chegou a dupla que agiu no Santuário de Caravaggio) foram flagrados por uma câmera quando chegavam ao Parque da Lagoa, no bairro Desvio Rizzo, para danificar a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.
Em novembro, imagens de capitéis pela região também foram atacadas, em Garibaldi, Caxias do Sul e em Farroupilha.
Vandalismo
Polícia Civil de Farroupilha tenta identificar homens que atacaram imagem de Caravaggio
Gravação que mostra a dupla na Esplanada do Santuário serve de ponto de partida
GZH faz parte do The Trust Project