Os médicos terceirizados da rede pública de Bento Gonçalves voltaram a prestar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), depois de encerrar uma greve de quase um mês. A informação é da Gaúcha Serra. A paralisação, que começou em 28 de dezembro de 2015, foi encerrada no domingo, após o pagamento integral dos salários referentes a dezembro.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme a Fundação Araucária, responsável pela contratação dos médicos, o depósito do valor que faltava foi realizado na sexta-feira. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Bento, os profissionais informaram que mantêm o estado de greve, mas estão trabalhando normalmente. A reportagem tentou contato com o sindicato dos médicos, mas não conseguiu.
De acordo com o diretor-administrativo da filial de Bento Gonçalves da Fundação Araucária, Lídio Bassano, não existe garantia de que os próximos salários serão pagos em dia. Apesar disso, ele garante que serão quitados dentro do mês. O pagamento até o dia 10 de fevereiro depende de um empréstimo de cerca de R$ 2,3 milhões que a entidade que a entidade tenta junto a bancos. Esse valor se refere ao que a prefeitura deve à Fundação, em relação aos meses de novembro e dezembro.
A administração municipal afirma que o pagamento será possível à medida que o governo do Estado repassar R$ 5,7 milhões em atraso. O Estado divulgou que vai fazer o parcelamento dos valores devidos às prefeituras em 24 vezes.
Greve dos médicos
Após quase um mês em greve, médicos de Bento Gonçalves retomam atendimentos
Retorno ao trabalho ocorreu depois de pagamento integral dos salários
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project