A festa é só no sábado, mas o aniversário é hoje. O bairro Pioneiro, na Zona Norte de Caxias do Sul, completa 50 anos. De vila com estradinhas de chão batido por onde só passavam carroças, o local evoluiu e hoje tem cerca de 15 mil habitantes, segundo estimativa da Associação de Moradores do Bairro (Amob).
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Um dos moradores mais antigos, Domingos Rossetti, mais conhecido como Francisco, viaja na memória para lembrar como era o bairro onde nasceu, criou sete filhos (um já falecido) e vive até hoje. Seu Domingos - apesar de não ser o nome mais popular, na reportagem ele prefere ser chamado pelo nome da certidão - lembra que a família dele ajudou a construir uma das duas igrejas católicas do bairro, a Nossa Senhora Aparecida. Como não havia um lugar para rezar, ele e um dos nove irmãos, Batista, lideraram um movimento para erguer uma igrejinha. Seu Domingos não lembra o ano, mas diz que o vento levou o telhado do templo. Depois disso, no mesmo local, ajudou a construir o prédio existente até hoje, na Rua Tenente Coronel Durval Alvarenga Souto Maior, inaugurado em 1983.
- Muita gente veio de Bom Jesus. Faziam um ranchinho improvisado e iam melhorando aos poucos - recorda, aos 88 anos.
Domingos olha para a movimentada rua onde mora, a Angelo Corsetti, e relembra das vias de terra por onde as carroças passavam levando os moradores para a missa no Centro, antes de o templo que ajudou a erguer ficar pronto. Outra lembrança é da cantina de vinhos do pai, João Rossetti, que ficava onde hoje é a caixa d'água, que serve como ponto de referência no bairro.
- Os moradores plantavam e criavam animais para consumo próprio, assim como meu pai, que tinha parreiras e vacas de leite. Também criou porcos e galinhas - recorda, acrescentando que as famílias Viecelli e Suzin também estão entre as precursoras.
Atualmente, o Pioneiro conta com fortes empresas do ramo metalúrgico, duas escolas públicas, mercados, farmácias e Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo a presidente do bairro, Mari dos Santos Nery, ainda falta espaço para as crianças e para idosos, o que a população ainda precisará esperar. A assessoria de imprensa da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) informou que uma Academia da Melhor Idade (Amei) e um parque infantil serão instalados no ano que vem, sem definição do mês.
Comunidade
Bairro Pioneiro, de Caxias do Sul, completa 50 anos
A comemoração está marcada para sábado
GZH faz parte do The Trust Project