Pelo menos três cidades da Serra Gaúcha atingidas pelas fortes chuvas estão em processo de recuperação e precisam de ajuda, principalmente de doações de telhas. Em Cambará do Sul, foram mais de 600 casas atingidas. Cerca de 100 delas ainda não foram cobertas. Choveu fraco na noite desta segunda-feira e para este terça-feira a previsão é de mais chuva. O município, que havia decretado situação de emergência, foi incluído no decreto coletivo do governo do Estado.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Em São Francisco de Paula também faltam telhas, inclusive nas lojas de materiais de construção. Foram 800 residências danificadas pelas chuvas. Conforme estimativa do secretário de Administração, Marcos Davi Kirsch, o município precisa de cinco mil telhas. Os moradores também precisam de doações de roupas, calçados, colchões e cobertas. O decreto de situação de emergência já foi homologado.
Em Ipê, o trabalho se concentra na recuperação dos 1,1 mil quilômetros de estradas danificadas. Duas - Julio de Castilhos e Sete de Setembro - estão parcialmente interrompidas, o que prejudica o transporte escolar. Três pontes de madeiras foram atingidas e 30 boeiros quebrados. Também houve perdas na fruticultura e no setor leiteiro. O município aguarda homologação do decreto de situação de emergência pelo governo estadual e do reconhecimento pelo governo federal.
Quem quiser ajudar o município de Cambará, pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (54) 3251.3666. Para ajudar São Francisco de Paula, é preciso ligar para (54) 3244.1398.