De acordo com a nutricionista Josiane Siviero, a boca e os dentes são a porta de entrada para os alimentos. As escolhas alimentares e a adequada mastigação facilitam a digestão e consequentemente a nutrição.
- Há uma tendência dos idosos preferirem alimentos doces (carboidratos refinados - derivados do açúcar, como pães, biscoitos, bolos) pelo sabor agradável e confortável. Neste caso, é importante fazer uma higiene adequada - explica Josiane.
Alimentação saudável x saúde bucal:
- sempre preferir alimentos naturais do que os refinados;
- mastigar bem para facilitar a digestão e absorção dos alimentos;
- escovar os dentes e a língua para manter a saúde bucal;
- se houver dificuldades para mastigar, mesmo após o tratamento dentário, o idoso deve cortar, moer, triturar e amassar os alimentos, sem deixar de lado as frutas, verduras e carnes (buscando um consumo equilibrado dos alimentos e uma nutrição adequada);
- comer devagar e mastigar bem os alimentos.
As doenças bucais são prevenidas com alimentação saudável e adequada higiene oral. Além disso, é importante sempre consultar os profissionais dentistas para fazer limpeza e ajustar as próteses dentárias (especialmente quando é mais antiga, redução de peso corporal, perda da estrutura muscular onde elas podem ficar soltas ou desalinhadas prejudicando a mastigação e a própria digestão dos alimentos).
Confira outras matérias sobre a série Melhor Idade