A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dante Marcucci foi a terceira instituição de ensino a participar das oficinas do projeto Sete Lendas Gaúchas - Vingadores da Natureza. Na manhã desta quinta-feira, o escritor Nivaldo Pereira, do ilustrador Charles Segat e da repórter Manuela Teixeira, integrantes do projeto, falaram para uma turma de oitavo ano sobre o processo de produção e criação do livro encartado no jornal durante a Semana Farroupilha e a importância das lendas para a cultura rio-grandense.
Em grupos, os alunos foram incentivados a criarem um novo final para o livro e ilustrarem a ideia em desenhos.
Conheça as sete lendas gaúchas do projeto
A aluna Maria Venina de Souza Dias, 15 anos, leu uma redação escrita por ela denominada "A importâncias das Lendas do Sul", onde cita que as lendas levam para "um mundo totalmente incrível (...) que torna a leitura mágica e emocionante". <ARIA gaúchas.<BR lendas as com contato teve vez primeira pela e Santo, Espírito Vitória, de veio Ela 2014. desde Caxias em mora Venina>Nivaldo presenteou a menina e a biblioteca da escola com o livro Mapa-Múndi: Crônicas de Viagens lá Fora e cá Dentro, de sua autoria.
Em sala de aula, as lendas gaúchas foram trabalhadas durante três dias pela turma, sob a coordenação dos professores Jeferson Carvalho e Madalena Folchini. A partir da leitura do livro, os estudantes fizeram pesquisas na biblioteca, criaram ilustrações e redações,inclusive com novos finais e personagens, e entrevistaram os familiares sobre quais lendas conheciam.
A série Sete Lendas Gaúchas foi lançada pelo Pioneiro em 2014. Durante a Semana Farroupilha do ano passado, as principais lendas do Rio Grande do Sul - Negrinho do Patoreio, João-de-barro, Sepé Tiaraju, A Boitatá, O quero-quero, A Salamanca do Jarau e A Erva-mate, foram veiculadas pelo jornal em posters ilustrados e colecionáveis.
Este ano, eles surgiram como vingadores em defesa da fauna e flora gaúcha na história de Nivaldo Pereira, com ilustração de Charles Segat. Os protagonistas foram Miguel e Aninha, que pedem ajuda aos personagens para solucionar os problemas ambientais do Rio Grande do Sul. O projeto teve a produção do editor de arte José Deon e divulgação de Manuela Teixeira.
Voltado especialmente para o público infanto-juvenil,o Sete Lendas Gaúchas tem como objetivo incentivar as discussões sobre as tradições gaúchas nas famílias e nas escolas.