Um levantamento feito a pedido do site G1 pela Fundação Lemann e pela Meritt, responsáveis pelo portal QEdu, com base em dados do Censo Escolar 2014, mostra que apenas 23 municípios no Brasil têm todas as escolas acessíveis. São cidades pequenas, em que o máximo de escolas é de quatro. A única cidade da Serra com escolas 100% acessíveis é Nova Pádua. O município tem apenas duas escolas, uma municipal, que engloba a creche e a pré-escola, e outra estadual, que engloba o ensino fundamental e médio. As outras cidades gaúchas são Cruzaltense, São Valentim, Coxilha e Campos Borges, no norte do estado, Mato Leitão, no Vale do Rio Pardo, e Colinas, no Vale do Taquari.
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Conforme o vice-prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, o prédio da Escola Municipal Prof. Bortolo Bigarella, que tem dez anos, foi adaptado nos últimos anos com recursos do município. A prefeitura também deu auxílio financeiro para obras de adequação da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain, e pensa em municipalizar o ensino fundamental. Uma terceira escola, para crianças de 0 a 3 anos, está sendo construída na cidade, que tem dois alunos cadeirantes atualmente em nível fundamental.
A principal dificuldade é dispor de recursos para adequar escolas mais antigas que não foram projetadas prevendo acessibilidade. As escolas em geral podem ser atendidas com recursos do programa Escola Acessível, que teve início com o Governo Federal em 2008. Conforme a secretária municipal de educação de Caxias do Sul, Marléa Ramos Alves, que também representa 33 municípios da Serra frente à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Caxias do Sul as escolas são contempladas pelo programa com base no número de alunos com deficiência registrados no Censo Escolar. Neste ano, porém, com a crise econômica, nenhum repasse foi feito pela União.
Das 127 escolas da rede municipal de Caxias, 90 são adaptadas. Dessas, 59 foram adaptadas a partir de verba federal. Outras 14 escolas infantis e 17 escolas de ensino básico foram adequadas com recursos do município.