O desaparecimento do casal Leoclides Augustin, 53 anos, e Ignes Oliveira, 59, durante uma viagem de turismo, deve ter frentes de investigação em Caxias do Sul e no Mato Grosso.
O titular da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos de Caxias, Rodrigo Duarte, encaminha nesta terça-feira um ofício à Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso para pedir apoio na apuração.
O entendimento é de que os agentes daquele Estado têm mais condições de rastrear os locais por onde passaram os dois moradores da Serra antes do sumiço. Também poderão investigar se eles chegaram ao ponto informado a familiares. A delegacia de Caxias se responsabilizou pelo caso porque um irmão de Leoclides registrou a ocorrência do desaparecimento na cidade.
O casal contatou a família pela última vez às 9h38min do dia 5 de julho por meio de uma mensagem no celular: eles escreveram que estavam indo pescar no Rio Papagaio, entre os municípios de Sapezal e Campo Novo do Parecis, quase na fronteira com a Bolívia. Ainda não foi possível confirmar se o casal chegou ao rio pois a polícia das duas cidades não recebeu comunicado oficial sobre o sumiço.
Leoclides e Ignes têm o costume de viajar desde 2013, quando decidiram largar o trabalho e outros compromissos na Serra gaúcha para percorrer o país em um trailer branco e laranja (foto abaixo) puxado por uma caminhonete S-10 prata.
- A Secretaria de Segurança de lá poderá estabelecer qual município investigará o desaparecimento. Acredito que vai levar alguns dias até obter um retorno de lá - diz o delegado Rodrigo.
O Rio Papagaio corta fazendas e uma área indígena, e também é atrativo turístico. Os celulares do casal estão desligados ou fora da área de cobertura. A família estranhou a falta de contato porque os telefonemas e mensagens eram quase diários até o dia 5 de julho. Desde então, os celulares do casal estão desligados ou fora da área de cobertura.
Informações podem ser repassadas para o telefone (54) 9971.4983 (Leodar Augustin) ou (54) 3217.1409 (Delegacia de Homicídios e Desaparecidos).
Sem notícias
Polícias de Caxias e do Mato Grosso investigarão desaparecimento de casal
Homem e mulher não contatam familiares há duas semanas
GZH faz parte do The Trust Project