As 20 candidatas a rainha da Festa da Uva experimentaram uma capacitação pra lá de prática durante o período do pré-concurso: tiveram a oportunidade de visitar lugares nem tão conhecidos de Caxias do Sul, mas preciosos no quesito beleza. Durante cinco domingos, as jovens calçaram botas de salto baixo, roupas quentes e confortáveis para percorrer sete pontos turísticos diferentes, todos na região rural. As gurias vivenciaram experiências corriqueiras para seus avós.
GALERIA DE FOTOS: Veja imagens das candidatas em momento descontraído no interior de Caxias
Foi preciso deixar a vaidade de lado para, por exemplo, ordenhar vacas. As jovens tomaram o leite fresquinho, recém tirado, com café, provando o tradicional camargo. Elas precisaram se equilibrar no passeio de tuc-tuc, pôr chapéu de palha, cozinhar polenta e ver de pertinho o trabalho manual das nonnas que teciam a dressa. Tudo isso em um grupo bastante animado e disposto às novas vivências.
- Elas foram acompanhadas sempre de guias turísticos, que tinham como missão qualificá-las o suficiente para que possam receber bem o turista, de forma carinhosa, mas também explicar melhor sobre a cidade que representam - define a secretária de Turismo e diretora de hospitalidade da Festa da Uva, Adriana de Lucena.
As meninas passaram por Criúva, Vila Oliva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Ana Rech, Galópolis e Forqueta. Veja abaixo o relato das jovens.
OS LUGARES
Bruna dos Passos Zanardi: Todos os passeios foram cheios de sentimentos, mas o que mais me marcou foi a Estrada do Imigrante na 3ª Légua. A história da família Zinani e as Casas Bonnet (preservada pela família Tonieto) foram contadas com muito carinho e bom humor. Momentos especiais que realmente nos trouxeram as imagens desse passado que tanto nos orgulha.
Caroline Paula Guadagnin: Todos os passeios que fizemos foram incríveis. Cada localidade tem sua beleza, seu atrativo e tem uma história. Com certeza lugares que valorizam nossa tradição e cultura e muito importantes no fomento ao turismo.
Cecille Felippi: O passeio para a Estrada do Imigrante foi maravilhoso, pois entendemos um pouco mais da história de nossos antepassados quando chegaram aqui, e tivemos a chance de acompanhar um pouco dos primeiras passos deles, a caminho da construção da tradição que hoje temos tanto orgulho. Além disso, foi um dia de muito divertimento e alegria, uma prévia de como os nosso fins de semana juntas iriam ser.
Cleivania Casaril: Todos os locais são encantadores as pessoas nos recebem de maneira muito afetiva. Vou citar Vila Oliva, pois lembra minha família ao tirar leite e andar a cavalo. É algo que me faz falta na cidade grande, e com nossa correria de trabalho e estudos...
Danielle Maria Pincolini: A experiência que tivemos em conhecer os locais do interior, e as pessoas que convivemos nestes passeios, certamente, levaremos para nossa vida. Um deles me marcou muito pela alegria que me proporcionou: foi o passeio de carretão nas casas Bonnet, na Estrada do Imigrante. Outro passeio que foi muito importante foi a visita à Igreja San Pelegrino, a explicação sobre as obras e o que elas representam é impressionante.
Eduarda Luiza Bertotti: O passeio que mais me encantou foi o distrito de Criúva. Tivemos grande acolhimento da pequena população do distrito. A história da localidade, as belezas naturais formadas pela própria natureza que até hoje se encontram preservadas, como por exemplo: o Cânion, e a história da família Bertussi, me encantaram.
Eloíse Arman: Ao visitar o interior de Caxias do Sul pude admirar ainda mais a minha cidade. Cada distrito tem sua história particular, e sua importância para o nosso município, características peculiares que são importantes para conhecimento de uma rainha.
Giovana Caregnato Orsso: Todos os roteiros me marcaram, cada um com sua peculiaridade, mas a Estrada do Imigrante resgata o caminho que os primeiros imigrantes percorreram quando aqui chegaram. Me chamou mais a atenção saber que nestes 140 anos de imigração ainda existe a preservação de uma história encantadora, que é saber prestigiar as origens! Em especial a família Tonietto que há 65 anos preserva as Casas Bonnet, uma história que passa por três gerações que retrata o passado de maneira preciosa.
Jéssica Stefani de Souza Gomes: Todos os passeios foram especiais e únicos. Lugares com belezas naturais e de uma rica história. Um destaque especial para o povo acolhedor, em todos os lugares fomos muito bem recebidos, com muito carinho. Uma gastronomia farta com pontos turísticos que contam a história de um povo que venceu através do trabalho, da fé e da garra.
Juliana Moreira Lopes: Foi incrível, maravilhoso. Todos foram muito interessantes, e um dos momentos marcantes foi em Vila Oliva, quando andamos a cavalo. Em Santa Lúcia do Piaí, nos reunimos na Fonte de Água Azul, foi mágico.
Juliana Camazzola: Eu gostei dos passeios como um todo, até porque Caxias do Sul não pode ser analisada de forma fragmentada. Ela é plural e deve ser valorizada em sua totalidade, fato este que tornou os passeios marcantes.
Juliele dos Santos Ramos: Todos os lugares foram muito especiais, fomos muito bem recebidas! Gostei muito do passeio Estrada do Imigrante porque além de nos divertirmos muito, o lugar é encantador e nos faz lembrar do caminho que nossos bravos imigrantes tiveram que fazer.
Kalizia Dalla Zen: O local que mais gostei foi o parque de rodeios de Vila Oliva. Tomamos camargo e realizamos passeio a cavalo! Para mim, foi uma experiência nova, pois nunca tinha andado. O sol abriu e contribuiu para o passeio.
Laura Denardi Fritz: Todas as visitas ao interior foram muito proveitosas. Conseguimos aprender mais de cada local e conhecer alguns lugares que ainda não conhecíamos. Cada distrito tem suas particularidades e belezas, gostei muito de todos.
Lidiane Ramos de Oliveira: O distrito de Vila Oliva foi o que eu mais me identifiquei e gostei muito, onde pude matar a saudade da infância... Tomar camargo, com leite tirado direto da vaca, e comer a sapecada de pinhõa me fez lembrar da minha vó (minha mãe) que já está no céu.
Natália Capelani dos Santos: Adorei todos os passeios. Cada lugar mostrou a sua paisagem, sua história e o seu carinho pelos antepassados.
Patrícia Piccoli Zanrosso: Caxias do Sul é ainda mais encantadora em seu interior. Todos os roteiros revelam paisagens belíssimas e trazem o bem-estar do convívio com a natureza. O passeio pelo roteiro Caminhos da Colônia teve um valor especial para mim. Foi um orgulho e uma satisfação muito grande poder acolher junto à minha família as candidatas nos Vinhos Zanrosso, e poder mostrar um pouco do trabalho que vem desde o meu bisavô e retrata as origens da Festa da Uva.
Rafaelle Galiotto Furlan: As visitas foram de extrema importância para o nosso crescimento cultural, e também para valorizarmos ainda mais a nossa cidade como um grande centro histórico. A visita a Água Azul de Santa Lúcia do Piai foi um dos locais que mais me marcou pela paisagem que difere daquela que o rodeia, por ser um local que transmite paz e tranquilidade, e também porque eu não tinha conhecimento da história do Padre Cristóvão de Mendoza, nome da principal escola estadual de Caxias.
Renata Rodrigues Correa: Todos os nossos passeios foram incríveis, mas a visita ao Seu Adelar Bertussi foi a mais emocionante. Entrar em contato com a história viva da nossa região foi uma sensação sem igual. Com certeza irei lembrar deste momento para o resto da minha vida.
Silvia Gabriela Cioato: Todas as visitas foram incríveis, gostei de todos os lugares. A recepção foi sempre calorosa, a gastronomia farta, a alegria estampada no rosto de quem nos recepcionava, o amor pelo trabalho e pelo que faz, a experiência que adquirimos ao estar nesses lugares e com essas pessoas nunca será tirado de nós. Cada lugar com suas particularidades e belezas próprias. Gostaria que mais pessoas tivessem o prazer que tivemos em conhecer um pouco mais da nossa cidade, onde tudo começou e se desenvolveu.