Duas cidades que têm no turismo o pulmão da economia enxergam crescimento quando escutam uma palavra: aeroporto. A diferença é que, enquanto Gramado entende que Vila Oliva serviria à demanda, Canela não é contra, mas prefere um terminal nas Hortênsias. Juntos, os dois municípios atraem mais de 8 milhões de pessoas por ano. Para ter uma ideia da dimensão desse número, a população dos dois soma 76 mil habitantes.
A vocação de ambas cidades para o turismo é incontestável. Prova disso é que gente de toda parte do país e até do exterior não se importa de desembarcar em Porto Alegre, distante mais de 100 quilômetros, e encarar mais de duas horas por péssimas estradas até chegar ao destino. Em geral, em busca do frio.
Em Gramado, grande parte do público é do Nordeste do país, segundo o prefeito, Nestor Tissot. Entre escalas ou conexões e a viagem rodoviária final, o cálculo é de um dia e meio em trânsito.
- Tem que ter muita coragem e vontade. Se o cara tiver um voo direto, o número que vai ter de gente que vai vir, a gente nem sabe mensurar - diz o chefe do Executivo de Gramado, onde o turismo responde por 95% da economia.
Na visão de Cléo Port, prefeito de Canela, a obra em Vila Oliva não inviabilizaria o aeroporto regional das Hortênsias, a 7Km do centro de Canela. O lote fica em uma área conhecida como Tubiana, em direção a São Francisco de Paula. O projeto de construção foi contemplado no programa de aviação regional do governo federal, e está em estudo de viabilidade técnica, mesma situação de Vila Oliva. Port defende que o terminal em Canela teria perfil turístico, enquanto o caxiense é pensado para cargas, ao menos por parte do empresariado.
- Não somos contra o aeroporto (de Vila Oliva), mas tem a questão de fazer o passageiro chegar à nossa cidade. A ida a Caxias muitas vezes demora mais que ir a Porto Alegre, apesar de ser mais perto em quilometragem, porque a serra judia muito em questão de trânsito, veículos pesados. O aeroporto regional contemplaria os Campos de Cima da Serra, é uma necessidade para a qualificação do turismo - argumenta.
Canela tem um aeródromo, com pista de 1.260 x 18 metros. O terminal serve à aviação executiva.
Canela
:: Turistas: cerca de 3 milhões ao ano
O que mais visitam:
:: Sonho de Natal
:: Festa Colonial de Canela
:: Páscoa em Canela
:: Temporada de Inverno
:: Semana do Bebê
Serra Imobilizada
Enquanto Gramado apoia aeroporto em Vila Oliva, Canela prefere nas Hortênsias
Juntas, as duas cidades atraem mais de 8 milhões de turistas por ano
GZH faz parte do The Trust Project