Pensar em erguer um aeroporto capaz de suprir as demandas de Caxias do Sul e da pujante região da Serra Gaúcha vai além da preocupação em desapropriar terras, buscar recursos, elaborar projetos e toda sorte de demandas em relação à construção propriamente dita. É preciso preparar as rotas que vão levar os passageiros ao novo terminal de Vila Oliva. Duas estradas de chão, em Caxias e em Gramado, são alternativas para o futuro que se anuncia.
Enquanto o estudo ambiental de Vila Oliva aguarda resposta da Secretaria Nacional de Aviação Civil, não há para onde correr, garante o titular estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. Ou seja, nada de obra viária pelo Estado enquanto o governo federal não der sinal verde para um terminal que atenda às carências do Hugo Cantergiani.
Apenas 11 quilômetros de chão batido separam a Rota do Sol (RSC-453) da área designada para a obra, na localidade de Tabela. A via é caxiense e tem sido caminho para escoamento da produção de culturas como maçã e hortifrúti, além, é claro, de ser rota para quem vai à sede do distrito.
Uma das vantagens da escolha por Vila Oliva é a ligação às Hortênsias, graças a uma estradinha que leva a Gramado. Da área urbana de Gramado até a sede do distrito, são 18 quilômetros, não passando de 25 quilômetros até chegar ao ponto de onde os aviões irão partir.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que apoia Vila Oliva, diz que ainda não há projeto para a estrada, mas estima custo de R$ 15 a R$ 20 milhões para alargar alguns pontos e pavimentá-la.
- Hoje ela está boa para veículos leves e vans, tem o leito consolidado. Não vai precisar ser uma grande rodovia, mas teremos que alargar alguns pontos e fazer paradas para contemplar a bela paisagem - imagina.
Conforme o titular de Obras de Caxias, Adiló Didomenico, o trecho caxiense da via que leva a Gramado deve ser alvo de levantamento topográfico para posterior licenciamento ambiental para alargamento e pavimentação. O secretário destaca, porém, que o trabalho integra as melhorias no interior, não em função apenas do aeroporto. A estrada que parte da Rota do Sol, por sua vez, não está nas prioridades.
As estradas
:: Rota do Sol - futuro aeroporto
Estrada: sem nome
Depois de deixar a Rota do Sol (RSC-453), no Km 175, é preciso ingressar em uma estrada de chão no lado oposto ao presídio do Apanhador. Os 11 quilômetros levam até a área onde o aeroporto de Vila Oliva deve ser construído. A via tem boas condições e raros trechos esburacados. Há raras partes íngremes e a paisagem é bonita, especialmente em dias de sol. Pensando no novo terminal de voos, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) prevê estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para pavimentação desta e das demais estradas de chão que são caminho ao aeroporto. O secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, diz que é preciso aguardar estudo ambiental federal antes qualquer trabalho. Por Caxias, também é possível chegar em Vila Oliva e à área do novo terminal via Fazenda Souza, pela asfaltada Estrada Geraldo Dagostini.
:: Vila Oliva - Gramado (trecho de Caxias do Sul)
Estrada: Municipal Luiz Daneluz ou Estrada do Raposo
A Estrada Municipal Luiz Daneluz é o trecho caxiense da via que liga o distrito de Vila Oliva, onde deve ser construído o aeroporto, a Gramado. São 10 quilômetros, em boas condições. A prefeitura realiza levantamento topográfico para buscar licença ambiental junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) para viabilizar o alargamento da via. Em alguns pontos a estrada tem cerca de 10 metros de largura, resultado de obras para conter deslizamentos de pedras. A vista é bonita, mas é preciso muita atenção: há barrancos altos, sem proteção ou sinalização. O limite é a Ponte Major Nicoletti.
:: Vila Oliva - Gramado (trecho de Gramado)
Estrada: do Arroio Forquilha ou Estrada da Ponte do Raposo
Pertencente a Gramado, inicia na Ponte Major Nicoletti. São oito quilômetros, entre a ponte e a chegada ao bairro Mato Queimado, onde começa o asfalto. A estrada tem mata bastante fechada e curvas muito sinuosas. Em diversos pontos, é preciso parar para que um veículo no sentido contrário possa passar. O caminho é íngreme, o que exige atenção total do condutor, especialmente em dias de chuva. Para permitir a passagem tranquila de veículos pesados, como ônibus lotados de turistas, a via precisará de pavimentação.
:: A divisa
A Ponte Major Nicoletti, conhecida popularmente como Ponte do Raposo, marca o limite entre Vila Oliva (distrito de Caxias do Sul) e Gramado. Será caminho obrigatório na ligação entre o novo aeroporto e a Região das Hortênsias. A construção, de ferro e madeira, permite a passagem de apenas um veículo por vez. A ponte fica sobre o Rio Caí.
*colaboraram André Fiedler (Rádio Gaúcha Serra) e Jean Prado (RBS TV)
Serra Imobilizada
Conheça as estradas de chão que levarão ao novo aeroporto de Vila Oliva, em Caxias
Duas vias, em Caxias e em Gramado, são alternativas para o futuro que se anuncia
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