Quem não simpatiza com o inverno tem motivos para celebrar: embora tenha começado frio, junho será mais quente do que nos anos anteriores. De acordo com o Instituto Climaterra, uma nova onda de frio está prevista para terça, quarta e quinta-feira da próxima semana, mas as temperaturas próximas de zero grau durarão poucos dias. Mais, esta deve ser a última friaca de junho. A segunda quinzena deverá ser mais úmida, com chuvas semanais, e os termômetros dificilmente registrarão temperaturas abaixo dos 10ºC.
- Ainda que não tenha dias e mais dias de frio, quando ele aparecer chegará com força. Teremos frio com pouca quantidade, mas de boa qualidade -explica o agronômo do Instituto Climaterra, Ronaldo Coutinho.
Mesmo que a expectativa até julho seja de dias amenos, junho começou com temperaturas negativas. Foi na madrugada da terça-feira, em São José dos Ausentes, com mínima de - 0,5ºC. Neste mesmo dia, Canela chegou a 0,7ºC e Bom Jesus a 0,8ºC, atingindo as mínimas deste ano no Estado. O alerta de que dias tão frios assim não devam se repetir neste mês preocupa produtores de uvas e especialistas no cultivo da fruta. O frio é importante para que a brotação ocorra uniformemente e, com isso, garanta boa qualidade e produção maior.
- Todas as plantas entram em dormência agora e ficam assim até a metade de agosto. A uva precisa do frio para se desenvolver plenamente, assim como o kiwi, por exemplo - explica o técnico em agropecuária da Emater, Jair Carlin.
Clima
Previsão de calor para junho pode prejudicar parreirais da Serra Gaúcha
Temperatura média deve ficar acima dos 15ºC
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: